Universidade de medicina baixava notas de mulheres

Caso ocorrido em Tóquio foi revelado por jornal japonês. Objetivo seria limitar a admissão de mulheres para até 30% das vagas

O boicote às mulheres em muitas esferas não é exclusivo da realidade brasileira. A renomada Tokio Medical University (Universidade de Medicina de Tóquio), no Japão, reconheceu nesta terça-feira, 8, que diversas candidatas tiveram suas notas manipuladas para baixo no concurso de admissão. O objetivo seria limitar o número de estudantes do sexo feminino de forma que elas não ocupassem mais de 30% das vagas, conforme revelou na semana passada, o jornal japonês Yomiuri Shimbun.

As práticas discriminatórias foram descobertas em meio a uma investigação sobre apadrinhamento político, depois que a faculdade foi acusada de favorecer o filho de um membro do Ministério da Educação do país. As irregularidades contra mulheres teriam começado em 2006, com alto índice de casos em 2011, conforme informou a agência de notícias Kyodo.

À imprensa, Tetsuo Yukioka, diretor-geral da universidade, declarou que “traímos a confiança do público e apresentamos nossas mais sinceras desculpas”. O vice-presidente da instituição, Keisuke Miyazawa, reconheceu que “práticas como estas nunca deveriam acontecer” e garantiu que a escola fará provas equitativas a partir do próximo ano.

Em coletiva de imprensa, diretores da Universidade de Medicina de Tóquio admitem discriminação contra mulheres.

Em coletiva de imprensa, diretores da Universidade de Medicina de Tóquio admitem discriminação contra mulheres. (JIJIPress/Reprodução)

Advogados envolvidos na investigação afirmaram que as razões que levaram a faculdade a adotar tal conduta foram discriminação pura e simples. Apesar de a descoberta ter indignado a opinião públicas, até o momento nenhum responsável foi punido.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s