Unicef cria menina virtual com fotos de crianças de áreas de conflito
Campanha visa alertar para o sofrimento infantil causado por guerras no mundo inteiro
Usando 500 fotos reais de crianças que vivem em áreas emergenciais, nova campanha da Unicef Suécia criou a menina Sofia. Feita em animação 3D, Sofia busca personalizar as mais de 250 milhões de crianças que vivem em regiões de conflito no mundo atualmente. De acordo com dados da própria Unicef, metade dos 19,5 milhões de refugiados ao redor do globo são crianças. Sofia seria uma forma de dar voz e um rosto a elas.
As imagens para criar Sofia foram cedidas pelo Getty Images, parceiro da campanha, e os animadores de Avatar e Planeta dos Macacos trabalharam com a agência Edelman Deportivo para trazê-la a vida.
O nome Sofia foi o mais popular do planeta no ano passado, por isso foi escolhido para nomear a pequena.
A campanha está veiculando um vídeo para apresentar a menina e dar destaque à causa. Ele começa dizendo “Meet Sofia. Ela é a criança que ninguém vê, presente nos desastres que ninguém fala. Essa é sua história”.
A menina diz “Eu sou Sofia. Tenho 10 anos de idade, eu escapei de homens com armas que entraram em nossa casa”. E no final: “Eu sou Sofia. Não sou real, sou o rosto de todas as crianças sofrendo emergências que ninguém fala sobre”.