Uma lição simples – e poderosa – sobre privilégios
Quão justo é o nosso conceito de mobilidade entre as classes sociais?
Um professor de ensino médio usou uma aula para compartilhar com os alunos uma lição poderosa sobre privilégios e mobilidade social.
Ele começou entregando a cada aluno uma folha de papel e pedindo que todos fizessem bolinhas com ela. Em seguida, ele arrastou a lixeira até a frente da sala e a colocou junto à lousa.
Foi então proposto um desafio aos estudantes. “O jogo é simples: vocês todos representam a população do nosso país. E cada um neste país tem a chance de enriquecer e mudar de classe social. Para ascender socialmente, tudo que você precisa fazer é acertar a bolinha de papel na lixeira enquanto estiver sentado no seu assento”, explicou.
Os estudantes sentados nos últimos assentos imediatamente protestaram. “Isso é injusto”, reclamaram eles alegando que os estudantes sentados nos primeiros assentos tinham muito mais chances de vencer.
Todos jogaram suas bolinhas e, como era esperado, a maioria dos alunos das primeiras fileiras acertou, enquanto poucos das últimas fileiras obtiveram sucesso.
O professor concluiu dizendo: “Quanto mais perto você estiver da lixeira, maiores são as suas chances de acertar. É assim que funcionam os privilégios. Vocês repararam que os únicos que reclamaram sobre injustiça foram aqueles que estavam sentados no fundo da sala? As pessoas sentadas na frente da sala eram menos propensos a ter consciência do privilégio que receberam. Tudo que elas podiam ver eram os 30 centímetros que as separavam de seu objetivo”, concluiu o professor.
Voltando-se para os alunos ele concluiu: “Seu trabalho – como estudantes que estão recebendo educação – é estar ciente de seu privilégio. E o principal: usar este privilégio em particular chamado educação para fazer o seu melhor para conquistar grandes coisas, e ao mesmo tempo defender aqueles nas linhas atrás de você.