Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tia Má: “O humor é uma ferramenta de reflexão”

Com humor e papo reto, a baiana Maíra Azevedo, ou Tia Má, combate o racismo e o machismo

Por Dagmar Serpa
Atualizado em 8 out 2018, 09h50 - Publicado em 8 out 2018, 09h50

Às vezes, ela se define também como candomblecista e periférica, mas três atributos sempre se repetem na apresentação adotada por Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má. Ela se descreve como “preta, gorda e nordestina”. Foi com língua afiada, humor de sobra e boas doses de ativismo contra o racismo e o machismo que a jornalista baiana arrebanhou cerca de 750 mil seguidores nas redes sociais.

Foi parar na TV como colaboradora do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. Ainda lotou recentemente teatros em Salvador, Brasília e São Paulo com o stand-up Com a Língua Solta.

CLAUDIA bateu um papo com Tia Má para conhecê-la melhor.

Como surgiu a personagem Tia Má?
Não é uma personagem, sou eu mesma. Em 2015, recebi uma cantada ruim pelo Facebook de um cara me chamando de morena. Escrevi: “Ouça a Tia Má”. E orientei como deveria falar com uma mulher. Usei tia porque já era coroa, balzaquiana. E Má é de Maíra.

Na TV, usa o mesmo tipo de humor?
Sou consultora do quadro “Tô Querendo Saber”. As pessoas fazem perguntas e eu respondo com meu jeito escrachado. Mas tenho um histórico de combate ao racismo. Então, ao mesmo tempo que brinco, faço um discurso forte da questão racial. Não consigo achar graça em racismo, machismo, homofobia nem em nenhuma outra forma de opressão.

Continua após a publicidade

Dá para fazer humor com esses temas de maneira combativa?
O desafio é provocar o riso sem fazer graça do oprimido. O humor é uma ferramenta de reflexão. Quando você faz piada de um comportamento ridículo, as pessoas analisam por que são assim.

Você pretende lançar um livro sobre relacionamentos abusivos. Por quê?
Quando você está numa relação ruim, sabe disso; não precisa ninguém dizer. Mas continua porque há pressão. Se a mulher não estiver em um relacionamento estável aos 30, até a sexualidade dela é questionada. A gente se cobra tanto que enlouquece ou adoece.

Qual é a principal lição que passa para seu filho?
Como é um menino preto de 10 anos, tenho que falar de racismo. Digo que não pode sair sem camisa e descalço, mesmo na porta de casa, pois é alvo preferencial. É doloroso, mas não vou fazer de conta que não acontece.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.