Refugiados ensinam idiomas, danças e culinária em São Paulo

Projeto “Abraço Cultural” busca inserir refugiados no mercado de trabalho

Ensinar idiomas, quebrar preconceitos e inserir refugiados no mercado de trabalho é a proposta do curso “Abraço Cultural”, projeto que tem pessoas em situação de refúgio de diversos países como professores em São Paulo.

A iniciativa, promovida pelas ONGs Atados e Adus, une a bagagem educacional e cultural de refugiados vindos de vários lugares do mundo, residentes hoje no Brasil, a alunos que queiram aprender uma língua e a cultura árabe, africana ou latino-americana.

O principal objetivo é promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural desses estrangeiros, que estão sendo treinados por uma equipe pedagógica voluntária.  Em sala de aula – ou fora dela -, os professores conduzem os alunos por uma jornada de cultura-experiência por seu local de origem. O aprendizado do idioma se dá por meio do compartilhamento das histórias de cada um e elementos culturais de seu povo, como músicas, filmes, culinária, arte, história, política e festas típicas.

A expectativa inicial para o primeiro curso, que aconteceu em julho deste ano, era atingir 40 alunos, no entanto, a procura foi bem maior – em torno de 500 pessoas. As aulas tiveram início com 123 pessoas, distribuídas em 12 turmas. A nova etapa do projeto começa em outubro e tem duração de 3 meses. A expectativa, dessa vez, é atingir pelo menos 100 alunos, distribuídos em 10 turmas.

 

 

Serviço
Abraço Cultural – Curso de Cultura e Idiomas com Professores Refugiados
Data: De 05 de outubro a 05 de dezembro (3 meses)
Horários disponíveis: Segundas e quartas: 14h às 16h
Terças e quintas: 14h às 16h ou 20h40 às 22h10
Sábados: 9h às 12h
Aulas culturais: De 15 em 15 dias, sextas-feiras, das 19h às 22h.
Idiomas: Inglês, Francês, Árabe e Espanhol
Inscrições: http://www.abracocultural.com.br ou abracocultural@atados.com.br / 11 993153177
Local de realização do curso: Rua Paraguaçu, 35 – Perdizes. Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Valores: Preço promocional até dia 30 de setembro: R$ 600,00 à vista (dinheiro, Pagseguro ou transferência) ou R$650 a prazo em 3 x (cartão, Pagseguro ou cheque)