PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Projeto de Cunha dificulta uso da pílula do dia seguinte em casos de estupro

Entenda o caso que é notícia hoje em todo o Brasil

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 10h15 - Publicado em 22 out 2015, 12h27
Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil (/)
Continua após publicidade

O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é alvo de mais protestos contra o seu mandato na manhã desta quinta-feira. Tudo isso porque ontem a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Cunha que dificulta o acesso de vítimas de estupro à pílula do dia seguinte a partir da rede pública.

Isso significa que as mulheres são obrigadas a fazer boletim de ocorrência e exame de corpo de delito, dando aos profissionais de saúde o direito de negar a concessão do medicamento caso considerem o procedimento um método abortivo. Não é mais uma decisão da mulher que não tem dinheiro para ir à farmácia e comprar sua própria pílula.

A proposta também considera crime a prática que hoje é uma contravenção, ou seja, ainda não é um método abortivo. E pune penalmente quem induz, instiga ou auxilia em um aborto, com agravamento de pena para profissionais de saúde, que podem chegar a ser detidos por 1 a 3 anos.

CLAUDIA acredita que qualquer restrição deve vir de uma atitude individual, uma vez que que a mulher tem direito às suas próprias crenças. E que suas decisões possam ser amparadas legalmente, com total direito à cobertura médica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.