Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Projeto cria banco de currículos para moradores de rua

Uma nova oportunidade para quem passa despercebido

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 04h28 - Publicado em 10 set 2015, 11h03

Todos os dias, milhares de moradores de rua sofrem preconceitos e são ignorados. Mas muitos deles têm capacidades e talentos diversos e precisam apenas de uma oportunidade para mostrar o seu potencial. Com o objetivo de reverter essa situação, o Coletivo Criativo F5 criou o Projeto Olhe, que busca criar o primeiro banco de currículos de pessoas em situação de rua e conectá-las a possíveis empregadores.

Tudo começou com uma conversa sobre a situação vulnerável dos moradores de rua na agência em que 5, dos 7 participantes do coletivo trabalham. “Eu já fazia um trabalho social com música e jiu jitsu e tinha vontade de continuar desenvolvendo esse lado social”, conta Lucas Cordeiro, um dos fundadores do projeto. “No começo, a ideia era mais crua. A gente pensava em divulgar a condição dos moradores de rua, mas o contato com ONGs, albergues e psicólogos ampliou esse ponto de vista e fomos além. Hoje nós focamos em uma condição de empoderamento e não em uma visão deles como pobres coitados”, completa Edgard Vidal, também fundador do Olhe.

Lucas nos explica que com a ajuda de amigos, parceiros e uma produtora eles oferecem a plataforma e fazem a ponte de contato entre empregador e candidato, desde agosto deste ano. “Esta é a primeira fase do projeto. A segunda promete muito mais currículos e oportunidades!”, completa.

Segundo dados do IBGE, existem cerca de 1,8 milhão de moradores de rua no Brasil, sendo 15 mil apenas em São Paulo. Além de enfrentar dificuldades diárias, eles ainda sofrem com o preconceito, já que são constantemente taxados de marginais.

Continua após a publicidade

O projeto, que ainda está em fase inicial, conta com quatro histórias que pedem por oportunidades. Entre eles estão Eduardo Souza da Silva, graduado em enfermagem, e Marcelo Cavalcante, que já cozinhou para pousadas e restaurantes e também já foi responsável por cozinhar para a equipe do Programa Caldeirão do Huck. Vale apena ajudar a empregar, canditar e divulgar!

Divulgação
Divulgação ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.