PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Presidente das Filipinas afirma ter violentado sexualmente empregada

O caso teria acontecido quando ele era adolescente; defensores dos direitos das mulheres acusam o político de incentivar agressões sexuais

Por Da Redação
30 dez 2018, 16h00
 (Ore Huiying/Getty Images)
Continua após publicidade

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, 73 anos, afirmou neste domingo (30) já ter violentado sexualmente uma empregada doméstica quando era adolescente. A confissão provocou indignação no país e ativistas pelos direitos das mulheres acusaram o chefe de Estado de incentivar crimes sexuais.

Ele contou que entrou no quarto da mulher quando ela estava dormindo e sem sua autorização. “Eu levantei o cobertor e tentei tocar o que estava na roupa íntima. Eu estava tocando quando ela acordou, então fui embora”, afirmou ele em discurso. Segundo ele, depois do episódio confessou a um padre que havia voltado novamente ao quarto para tentar agredir a mulher.

As declarações de Duterte foram feitas em um momento em que criticava a Igreja Católica por conta do histórico de denúncias de abusos sexuais cometidos por clérigos. Segundo ele, quando era adolescente, seus colegas e ele sofreram violência sexual por parte de religiosos.

O porta-voz do presidente, Salvador Panelo, disse que Duterte “inventou” a história da agressão contra a mulher. “Ele inventou uma piada para chamar a atenção para as agressões sexuais que ele e seus companheiros sofreram na escola”. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.