“Pokémon Go” é o próximo jogo em que seus filhos vão se viciar
Febre em diversos países, o aplicativo pode ficar disponível no Brasil a qualquer momento
O jogo Pokémon Go tem causado alvoroço no mundo todo desde que foi lançado no início de julho em alguns países. No Brasil, as pessoas já estão ansiosas para a chegada do aplicativo que ainda não tem data anunciada. Porém, parece que isso pode acontecer a qualquer momento desta semana. Então, é melhor você se preparar, porque, quando isso acontecer, as pessoas ao seu redor ou vão estar falando ou vão estar jogando Pokémon Go – e vai ser difícil você não entrar junto nessa.
Divulgação
ORIGEMPara quem não se lembra, Pokémon é originalmente um joguinho de Game Boy, de 1995, da empresa japonesa Nintendo, que acabou virando um fenômeno mundial ao ser lançado como desenho animado em 1997. O termo é abreviação de “pocket monsters”, em inglês, que significa “monstros de bolso”. Essas criaturas têm poderes como esguichar água e soltar raios. A graça é fazer eles se enfrentarem até o oponente ficar cansado e, assim, capturar o maior número possível de pokémons.
No desenho, acompanhamos a jornada de Ash Ketchum, garoto de 10 anos, para se tornar um Mestre Pokémon – ou seja, ele sai por aí capturando monstrinhos e armazenando todos em sua pokébola que, por sua vez, cabe em um bolso. Além disso, Ash treina seus pokémons para participarem de torneios. Contando assim, pode até não parecer tão emocionante, mas é. Tanto que a franquia ganhou filmes, brinquedos, jogos de cartas e animés, e todos foram sucesso de público.
Assista à abertura da primeira temporada do desenho:
O JOGO
Agora, com o Pokémon Go, finalmente o sonho de milhões de crianças dos anos 1990. 2000 e atuais se tornou realidade. Enfim, qualquer um com um celular na mão, pode se tornar um Mestre Pokémon e capturar os monstrinhos pelas ruas do mundo todo. Desenvolvivo pela empresa americana Niantic, o tão comentado aplicativo é um jogo de realidade aumentada para smartphones, que faz com que o mundo real e o mundo virtual se fundam na tela do seu aparelho. Conectado ao GPS e com a câmera do celular ligada, você terá a chance de capturar um Pikachu – aquela criatura amarelinha que solta raios – na rua da sua casa, por exemplo.
Mas não para por aí. Você vai precisar desbravar novos espaços da cidade se quiser se destacar no jogo, já que alguns pokémons raros só aparecem em determinadas regiões. Além disso, os bichinhos estão espalhados de acordo com suas características, então os aquáticos, por exemplo, ficam perto de rios, mares e lago. Com certeza, quando o jogo for lançado, seus filhos vão começar a pedir para sair mais de casa e, assim, encontrar pokémons diferentes dos que encontram perto da escola e de casa.
Reprodução
Nessa realidade aumentada, existem também os Ginásios Pokémons, onde usuários têm a oportunidade de se enfrentarem em equipes divididas em três cores. Eles costumam ser encontrados em pontos históricos, estátuas, arte de rua e pontos de comércio. Existe um trabalho para que esses sejam pontos seguros, mas é sempre bom tomar cuidado quando o assunto é ficar concentrado no smartphone no meio da rua, não é mesmo? Esses espaços, também poder dar lugar às PokéStops, onde é possível encontrar pokébolas para armazenar as criaturas e ovos que, após incubados, se transformam em pokémons.
COMO BAIXAR
Em breve, o Pokémon Go estará disponível no Brasil para smartphones com sistemas iOS e Android. Basta ir nas lojas App Store e na Play Store, respectivamente, e fazer o download gratuito. No entanto, você pode contrar ítens dentro do aplicativo que permitem otimizar o jogo. Eles custam entre US$ 0,99 e US$ 99,99.
Veja o vídeo de divulgação do aplicativo: