Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pela primeira vez, o TEDxSãoPaulo terá maioria de palestrantes negras

Referência mundial no ramo de promoção de ideias transformadores, essa edição do evento que leva o lema “Quando mulheres apoiam mulheres coisas incríveis acontecem”, possui apoio da organização sem fins lucrativos TEDTalks, e trará 18 palestrantes para compartilharem com o público suas vivências

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 21h14 - Publicado em 21 jul 2016, 16h15

Idealizado pela curadora e empreendedora social Elena Crescia, o “TEDxSãoPaulo – Mulheres que Inspiram”, que ocorrerá no próximo sábado (23), no Hotel Unique, localizado na capital paulista, contará com maioria de palestrantes negras. 

Leia mais: Por que as mulheres negras representam apenas 1% das protagonistas nos comerciais de TV?

Referência mundial no ramo de promoção de ideias transformadores, o evento que leva o lema: “Quando mulheres apoiam mulheres coisas incríveis acontecem”, possui apoio da organização sem fins lucrativos TEDTalks, e trará 18 palestrantes para compartilharem com o público suas vivências, a fim de articular um debate fundamental sobre diferentes questões do universo feminino com um potencial catalisador de mudanças no âmbito social, cultural, político e econômico. 

Veja também: Machismo + racismo: 52% das mulheres brasileiras enfrentam duplo preconceito no mercado de trabalho​

“É um evento que depende da co-criação e da participação de muitas pessoas e organizações para existir”, explica a curadora: “Por isso, qualquer pessoa pode fazer parte desta rede e ajudar. Os eventos TEDxSãoPaulo não poderiam acontecer sem a dedicação, o apoio e a energia contagiante da nossa equipe de voluntários.”

Continua após a publicidade

Leia mais: Marcha das Mulheres Negras enfrenta o racismo e a violência​
 
Quem conduzirá a cerimônia será a jornalista e apresentadora do programa “Metrópolis”, Adriana Couto; a ação também conta com a colaboração da consulesa da França em São Paulo, que já participou como palestrante na edição de maio do ano passado, Alexandra Loras. 

Veja também: Viola Davis é primeira negra a vencer Emmy de melhor atriz dramática

Conheça um pouco da trajetória das 18 participantes: 

Angela Domingos Peres

Doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Angela possui o título de mestre pela mesma instituição, além do bacharel em Ciências Sociais pela Unesp. Despertou grande interesse pelo campo das artes cênicas, e atualmente, debruça-se na investigação da relação entre a sociedade de consumo, os diversos modos de comunicação artística e as oportunidades criativas que possam nascer deste estudo fértil. 

Continua após a publicidade

Daniela Gomes

Jornalista e ativista do movimento negro, Daniela nasceu cresceu na periferia da capital paulista. Doutoranda na Universidade de Texas, sua pesquisa acadêmica aborda o caráter revolucionário do Hip Hop para o empoderamento da juventude negra. No ano de 2011, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para ingressar na primeira plataforma de Fellowship para Afrodescendentes. Seu maior propósito como ativista é tornar sua trajetória capaz de cultivar conexões entre os povos afrodescendentes dos quatro cantos do mundo. 

Eliane Dias

Coordenadora do projeto SOS Racismo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Eliane é formada em direito e casada com o vocalista da banda Racionais MC’s, Mano Brown. Ao lado de seu companheiro, criou o selo Boogie Naipe e há cerca de 4 anos é responsável pela carreira do grupo. É conhecida pela sua força por sempre ter batalhado pelos seus objetivos, sem nunca esquecer de suas origens humildes e a que veio. 

Gláucia Costa

Mineira formada em Ciência da Computação, Gláucia é estudante de artes cênicas e consultora na área de métricas e estimativas. No ano de 2013, deixou-se contaminar pelo potencial transformador do teatro na luta pelos direitos humanos. 

Kenia Maria 

A trajetória artística de Kenia sempre foi calcada em ações transformadoras no âmbito social. Fez parte da entidade cultural Afro Reggae, em que ministrava aulas de dança de ritmos afro. Lançou, no ano de 2013, ao lado do ator Érico Brás, a série “Tá bom pra você?”, em que trabalha como atriz até hoje – que sempre busca abordar questões raciais de uma maneira leve e bem-humorada. 

Continua após a publicidade

Lia Vainer Schucman

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, sua pesquisa de pós-doutorado é calcada sobre a dinâmica de famílias interraciais – devido a sua especialização em relações raciais. Atualmente, desempenha o cargo de consultora do Instituto Amma Psiqué e Negritude e de pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  

Mariana Barros 

Sócia fundadora da consultoria de Recursos Humanos Differänce Intercultural e presidente da ONG Sietar Brasil, Mariana é mestre em Relações Internacionais e está no ramo da internacionalização de habitantes há 15 anos: conhece de perto a realidade de expatriados nacionais e brasileiros enviados para o exterior. Ministra workshops e palestras sobre a cultura brasileira. 

Mayara Silva de Souza

Ativista social, poetisa e membro do coletivo “Poetas do Tietê”, à frente de projetos “Poesia na Faixa” – responsável por dispor versos nas faixas de pedestre da capital paulista – e o sarau de poesias marginais e clássicas ministrado na Fundação CASA e em presídios de todo o estado de São Paulo, conhecido pelo nome de “Asas Abertas”. É formada em direito e gestora da ação “Plano de Menina”. 

Mel Duarte

Um dos nomes mais significativos da literatura independente da capital paulista, Mel é poeta e produtora cultural, formada em Rádio e TV. Seus versos já fazem parte de mais de uma dezena de antologias, integra os coletivos “Poetas Ambulantes” e “Slam das Minas”, de São Paulo. Publicou dois livros independentes: “Fragmentos Dispersos”, de 2013 e “Negra Nua Crua”, lançado neste ano. 

Continua após a publicidade

Marta Celestino 

Diretora de Marketing e Novos Negócios da escola de inglês Ebony English, gestora em educação e documentarista, Marta assina a idealização da ação “Diaspora Connections”, que possui como objetivo principal o restabelecimento das conexões dos povos afrodescendentes ao redor do mundo para o fortalecimento de um movimento que troque vivências, celebre suas conquistas e revisite suas tradições culturais. Esforça-se diariamente a fim de dar um basta no isolamento sociocultural sofrido pela comunidade negra brasileira. 

Monique Evelle

Considerada uma das 25 mulheres negras brasileiras mais influentes na Internet, de acordo com o ranking realizado pelo site Blogueiras Negras, Monique é colunista, estudante de Humanidades na Universidade Federal da Bahia, fundadora do projeto pioneiro que busca apresentar o tema de direitos humanos para jovens baianos da periferia, o “Desabafo Social”; curadora do Cartase e membro da Red Latinoamericana de Innovación Política. Foi laureada com o Prêmio Laureate Brasil, no ano passado, e possui sua trajetória documentada pela cineasta Carolina Moraes-Liu para a realização de projetos futuros. 

Mylene Ramos 

Juíza do Trabalho há 12 anos, atualmente, titular da 20ª Vara do Trabalho da Zona Sul e Juíza Diretora deste mesmo Fórum, Mylene é mestre em Direito pelas Faculdades de Direito das Universidades de Columbia, em Nova Iorque e Stanford, na Califórnia. Possui sua trajetória ligada a casos de defesa dos direitos de minorias discriminadas, sujeitas ao trabalho escravo e à acidentes de trabalho de proporções maiores. Também é Membro Consultor da Comissão de Igualdade Racial, da Coordenadoria de Ação Social,  e da Comissão de Direitos à Educação e Informação da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo. 

Nadja Pereira

Nadja é especialista em conteúdo de marca, inbound marketing, pesquisa em redes sociais e consumo da nova classe média. Ela é militante pela diversidade étnica, social e econômica. Seu trabalho é fazer comunicação com propósito, de forma empoderada e representativa.

Continua após a publicidade

Nátaly Neri 

Youtuber do canal “Afros e Afins”, estudante de Ciências Sociais na Unifesp e digital influencer, foi uma das participantes do evento “Teia”, idealizado pelo canal GNT, que buscou trazer à tona temas relacionados à coletividade e empatia. 

Patrícia Santos de Jesus 

Consultora organizacional especialista em Diversidade Étnico-Racial, seu foco profissional é em atender empresas que possuam compromisso com questões como diversidade e inclusão racial. Com formação em Pedagogia e pós-graduada em Gestão de Pessoas, divide seu tempo entre o trabalho e a criação de seus quatro filhos. 

Stephanie Ribeiro 

Ativista feminista negra, escritora e estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUC de Campinas, já escreveu para sites como Huffington Post, blog ‪#‎Agoraéquesãoelas da Folha de São Paulo, Think Olga, Huffpost Brasil, MdeMulher e Jornalistas Livres. No ano passado, foi laureada com a Medalha Theodosina Ribeiro, entregue pela Assembleia Legislativa de São Paulo, devido às suas ações com relação ao protagonismo e direitos das mulheres negras. 

Viviane Duarte 

Jornalista e pós-graduada em Marketing de Consumo e MBA em Comunicação Estratégica, após quase uma década no ramo de gestão de marcas globais, passou a ser empreendedora de sua própria plataforma de consultoria, conteúdo e educação, o “Plano Feminino”, que aproxima marcas do público feminino – sem que haja a presença de esteriótipos de gênero em suas propagandas e comunicação.  Também é sua a idealização da ação “Plano de Menina”, criado com o intuito de ser um programa educativo destinado às garotas da periferia da capital paulista.

Yzalú

Cantora, negra e da periferia, Yzalú teve contato desde muito cedo com estilos musicais combativos como o rap, o reggae e o samba de raiz. Passou parte da adolescência na cidade de Salvador, época em que aprimorou suas habilidades com as cordas – passou, então, a ter mais contato com a música popular brasileira. Fez parte do primeiro grupo de rap feminino de São Bernardo do Campo, o Essência Black, e depois de muitas parcerias em shows e produções musicais, engrenou na carreira solo e gravou seu primeiro disco, o “Minha Bossa é Treta”, em que surpreende pela suavidade no timbre da voz e pelo poder da sua poética de luta, sempre acompanhada do violão, seu companheiro inseparável. 

Os ingressos para o TEDxSãoPaulo poderão ser obtidos no site oficial do evento, que também será transmitido gratuitamente em tempo real. 
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.