Peggy Whitson, 56 anos, será a mulher mais velha a ir ao espaço
Ela também é a primeira mulher a comandar por duas vezes a Estação Espacial Internacional.
A astronauta americana Peggy Whitson, 56, será a mulher mais velha a ir para o espaço. Ela e sua tripulação, composta pelo cosmonauta Oleg Novitskiy, da agência espacial russa Roscosmos e o astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA) embarcam para a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta, 17, para uma missão de seis meses de duração.
Assim, ela supera a também americana Barbara Morgan, que tinha 55 anos quando foi ao espaço em 2007 para substituir a colega Christa McAuliffe. A astronauta Christa morreu aos 37 anos ao lado de outros seis companheiros quando o ônibus espacial Challenger explodiu segundos depois de seu lançamento, em 1986.
Leia também: Essas quatro mulheres viajarão pela NASA para Marte
Depois da decolagem, o trio viaja por dois dias até a Estação Espacial Internacional. A chegada deve acontecer na noite do dia 19.
Peggy será também a primeira mulher a comandar por duas vezes a Estação Espacial Internacional. Seu primeiro mandato como comandante foi em 2007, quando ela se tornou a primeira mulher a ocupar esse cargo.
No espaço, a astronauta e bioquímica se concentrará em pesquisas sobre o impacto da luz no ciclo do sono. Ao todo, a equipe irá realizar mais de 200 pesquisas enquanto estiverem em órbita.