Paciente toca violino enquanto faz cirurgia para preservar movimentos
A violinista Dagmar Turner, 53 anos, realizou o procedimento cirúrgico para retirar um tumor no cérebro
A decisão de uma equipe médica, em Londres, durante uma cirurgia para a remoção de um tumor cerebral rompeu com todos os protocolos. A paciente Dagmar Turner, 53 anos, foi operada enquanto tocava violino durante a pedido dos profissionais que a acompanhavam.
Antes de começar o procedimento, a violinista tocou o instrumento para os médicos identificarem as áreas de seu cérebro, responsáveis pelo controle da linguagem e do movimento, que estavam ativas. Quando a cirurgia começou, Dagmar era acordada para executar alguns movimentos, como tocar o violino, para “garantir que os cirurgiões não danificassem áreas cruciais do cérebro que controlavam os delicados movimentos das mãos”, explicou o hospital em nota.
Keyoumars Ashkan, músico e neurocirurgião responsável pela cirurgia de Turner, explicou a escolha inusitada da participação do violino. “Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital que preservássemos a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar”, afirmou. Sobre o resultado do procedimento, ele comemora: “Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo a função completa na mão esquerda”.
Integrante da Orquestra Sinfônica de Isle of Wight e de outros corais londrinos, Dagmar deixou o hospital três dias após a cirurgia. Para a TIME, a musicista disse que esperar retornar às suas atividades o quanto antes. “O pensamento de perder minha capacidade de tocar era de partir o coração, mas, sendo músico, o professor Ashkan entendeu minhas preocupações. Ele e a equipe da King’s fizeram o possível para planejar a operação”, agradeceu.
Veja o momento: