Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Organização Mundial de Saúde anuncia pandemia de novo coronavírus

Os viajantes que desembarcam de voos vindos da África e Américas do Sul passam a ser suspeitos

Por Da Redação
Atualizado em 11 mar 2020, 16h37 - Publicado em 11 mar 2020, 16h32

A circulação do novo coronavírus foi considerada como pandemia nesta quarta-feira, 11, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com mais de 118.000 pessoas infectadas em 114 países, o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, afirma que “a declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional – é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação”.

De acordo com o posicionamento do órgão, a identificação serve como um recurso para chamar a atenção dos países, visando a redução da circulação do vírus, e cuidado dos doentes e públicos prioritários.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer”, comenta Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

A OMS considera que pandemia é a disseminação de uma nova doença pelo mundo, presente em no mínimo dois continentes e com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Com isso, o órgão prevê um aumento no número de pacientes infectados e países atingidos nos próximos dias.

Repercussão nacional

Após o posicionamento da OMS, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a falar que a decisão foi demorada e que na prática nada seria alterado no país. Entretanto, os viajantes que desembarcam de voos vindos da África e Américas do Sul agora passam a ser suspeitos, quando apresentarem os seguintes sintomas: febre, dificuldade respiratória, dor no corpo e/ou tosse.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.