PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A cada dez mulheres mortas por violência, três já haviam sido agredidas

Estudo foi feito pelo Ministério da Saúde

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 12h04 - Publicado em 8 jan 2019, 10h51
Violência contra mulher
 (grinvalds/ThinkStock)
Continua após publicidade

A cada dez mulheres que morreram no Brasil vítimas de violência, três já eram agredidas frequentemente, revela um estudo do Ministério da Saúde. O levantamento foi feito cruzando registros de óbitos com atendimentos na rede pública entre os anos de 2011 e 2016.

“Vimos que essas mulheres já tinham recorrido aos serviços de saúde, apresentando ferimentos de agressões”, disse a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da pasta, Maria de Fátima Marinho Souza, ao Estadão. 

Segundo ela, deve haver um reforço na rede assistencial para casos de agressão contra a mulher. “Se medidas de proteção tivessem sido adotadas, talvez boa parte desses óbitos pudesse ter sido evitada.”

A pesquisa comparou o risco de as mulheres vítimas de violência que já haviam procurado atendimento de saúde morrerem em contraposição àquelas que nunca tinham buscado o serviço. Entre as adolescentes, o risco de morte por suicídio ou homicídio foi 90 vezes maior entre as jovens que já haviam sofrido agressão.

No período analisado, em média três mulheres que já haviam sido atendidas por serviços de saúde morreram por dia no país. Elas buscavam ajuda para tratar hematomas, fraturas e outras lesões.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.