Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulher fotografa estranhos para denunciar gordofobia

A partir de uma foto constrangedora, Haley Morris-Cafiero decidiu fazer outros registros para mostrar como as pessoas ao seu redor a encaram

Por Da Redação
20 fev 2018, 17h42

A norte americana Haley Morris-Cafiero percebeu, ao tirar fotos dela mesma em ambientes que a deixavam desconfortável, que as reações das pessoas eram muito diferentes das esperadas. Os cliques da fotógrafa mostram as diversas formas com que as pessoas reagem a alguém com o peso acima do considerado padrão. A união de todas as fotografias levou à criação do projeto “Wait Watchers”, um experimento social para denunciar a gordofobia.

A foto que desencadeou curiosidade de Haley quanto às outras pessoas foi tirada na Times Square e mostra um homem atrás dela, a observando. O que a deixou desconfortável, além do fato de que ele não estava olhando para a própria foto sendo tirada e sim para ela, foi o fato de que ele a observou por muito tempo. Desde então, Haley começou a parar em locais públicos, na frente de um tripé, de uma forma tranquila e nada posada a fim de registrar outros momentos como esse. 

View this post on Instagram

#TateChallenge I perform for the camera by doing mundane acts in public and documenting the scene. #performanceart #waitwatchers #thegaze

A post shared by Haley Morris-Cafiero (@hmorriscafiero) on

Por mais que em todas as suas fotos ela estivesse fazendo coisas normais como falar ao telefone, tomar um sorvete ou atravessar a rua, as pessoas ainda comentavam de forma negativa em suas publicações.

Diziam que os olhares poderiam ser motivados pela sua forma de se vestir e de se apresentar em sociedade, sem maquiagem e com uma postura informal.

Continua após a publicidade

Então ela decidiu tirar mais fotos, fazendo exatamente o que os comentários apontavam como a solução para os olhares. E as reações foram exatamente as mesmas.

Leia mais: Mulheres compartilham o que já ouviram por serem gordas

Por mais que ela se exercitasse, se vestisse de uma forma diferente e até usasse maquiagem, o olhar dos outros permanecia igual. Mesmo que ela mantivesse hábitos diferentes para se moldar da forma que a sociedade gostaria, as reações seriam as mesmas.

Em uma entrevista para o site The Cut, ao ser questionada se esse trabalho a deixava chateada, Haley disse: “Não, não. De modo nenhum. É revigorante. Está me empoderando. O trabalho não está drenando minhas energias, porque eu não deixo que drene. As coisas que mais me cobraram eram e-mails e comentários de pessoas”.

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/BREPVdCgWmG/?taken-by=hmorriscafiero

Os comentários sobre suas fotos são os mais diversificados. Muitas pessoas não suportam a artista e argumentam que algumas das reações poderiam ser de estranhamento por culpa da câmera e do tripé, não de seu peso ou aparência. Independente disso, Haley afirma que suas fotos não foram feitas para desmascarar ninguém, nem ara constranger: “Não faço isso por raiva. Eu considero isso um experimento social. Não é um tipo de sensacionalismo “te peguei!”. Mas estou levando a câmera e revirando o olhar dos estranhos de volta para eles. Penso que é um termômetro da sociedade, na verdade”.

View this post on Instagram

On my way to @spenational I can't wait to be overwhelmed with photo greatness. #thewatchers

A post shared by Haley Morris-Cafiero (@hmorriscafiero) on

View this post on Instagram

"News Cafe" is my favorite new image that can be found in my book "The Watchers". You can still buy a signed copy of my book at www.haleymorriscafiero.com

A post shared by Haley Morris-Cafiero (@hmorriscafiero) on

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

27 hours left to pledge my kickstarter campaign. I desperately need to reach $25,000. Please pledge and share. https://www.kickstarter.com/projects/528118868/the-watchers-a-book-of-the-wait-watchers-photograp

A post shared by Haley Morris-Cafiero (@hmorriscafiero) on


Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.