Mulher fotografa estranhos para denunciar gordofobia
A partir de uma foto constrangedora, Haley Morris-Cafiero decidiu fazer outros registros para mostrar como as pessoas ao seu redor a encaram
A norte americana Haley Morris-Cafiero percebeu, ao tirar fotos dela mesma em ambientes que a deixavam desconfortável, que as reações das pessoas eram muito diferentes das esperadas. Os cliques da fotógrafa mostram as diversas formas com que as pessoas reagem a alguém com o peso acima do considerado padrão. A união de todas as fotografias levou à criação do projeto “Wait Watchers”, um experimento social para denunciar a gordofobia.
A foto que desencadeou curiosidade de Haley quanto às outras pessoas foi tirada na Times Square e mostra um homem atrás dela, a observando. O que a deixou desconfortável, além do fato de que ele não estava olhando para a própria foto sendo tirada e sim para ela, foi o fato de que ele a observou por muito tempo. Desde então, Haley começou a parar em locais públicos, na frente de um tripé, de uma forma tranquila e nada posada a fim de registrar outros momentos como esse.
Por mais que em todas as suas fotos ela estivesse fazendo coisas normais como falar ao telefone, tomar um sorvete ou atravessar a rua, as pessoas ainda comentavam de forma negativa em suas publicações.
Diziam que os olhares poderiam ser motivados pela sua forma de se vestir e de se apresentar em sociedade, sem maquiagem e com uma postura informal.
Então ela decidiu tirar mais fotos, fazendo exatamente o que os comentários apontavam como a solução para os olhares. E as reações foram exatamente as mesmas.
Leia mais: Mulheres compartilham o que já ouviram por serem gordas
Por mais que ela se exercitasse, se vestisse de uma forma diferente e até usasse maquiagem, o olhar dos outros permanecia igual. Mesmo que ela mantivesse hábitos diferentes para se moldar da forma que a sociedade gostaria, as reações seriam as mesmas.
Em uma entrevista para o site The Cut, ao ser questionada se esse trabalho a deixava chateada, Haley disse: “Não, não. De modo nenhum. É revigorante. Está me empoderando. O trabalho não está drenando minhas energias, porque eu não deixo que drene. As coisas que mais me cobraram eram e-mails e comentários de pessoas”.
https://www.instagram.com/p/BREPVdCgWmG/?taken-by=hmorriscafiero
Os comentários sobre suas fotos são os mais diversificados. Muitas pessoas não suportam a artista e argumentam que algumas das reações poderiam ser de estranhamento por culpa da câmera e do tripé, não de seu peso ou aparência. Independente disso, Haley afirma que suas fotos não foram feitas para desmascarar ninguém, nem ara constranger: “Não faço isso por raiva. Eu considero isso um experimento social. Não é um tipo de sensacionalismo “te peguei!”. Mas estou levando a câmera e revirando o olhar dos estranhos de volta para eles. Penso que é um termômetro da sociedade, na verdade”.