Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mostra do ‘Ilê Aiyê’ no Itaú Cultural, em SP, homenageia história do bloco

O primeiro bloco afro de Carnaval do Brasil exaltará sua trajetória em uma mostra que vai até o dia 6 de janeiro

Por Anna Laura Moura Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 out 2018, 17h42 - Publicado em 21 out 2018, 12h44

Ancestralidade, negritude e representatividade. Essas são as características do Ilê Aiyê, primeiro bloco de Carnaval do Brasil composto somente de negros. Criado em novembro de 1974 em Salvador, o grupo tem buscado expandir a cultura afro-brasileira. E é parte disso que está na Ocupação Ilê Aiyê, que homenageará a trajetória da agremiação, desde sua criação até a atualidade, no Itaú Cultural.

Entre os itens exibidos, há uma série de fotos feita especialmente para a exposição, entrevistas em vídeo com personagens históricos do bloco e instrumentos de percussão, como repiques, marcações e caixas. Mas, segundo a jornalista Val Benvindo, 28 anos, a importância do Ilê Aiyê vai muito além das batucadas.

Filha do diretor Vivaldo Benvindo e sobrinha do presidente e um dos fundadores, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, ela diz que está na associação desde que se conhece por gente e que é responsável por sua consciência negra e feminina. “Eu me orgulho de ser quem sou”, afirma.

As memórias do bloco, que até hoje conta somente com integrantes negros, poderão ser visitadas até o próximo dia 6 de janeiro de 2019, com entrada gratuita. O percurso da mostra, instalada em uma área no térreo, é dividido em quatro núcleos que levam as cores do grupo baiano: amarelo, preto, vermelho e branco.

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.