Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morre, aos 101 anos, Tomie Ohtake

Apesar de ter nascido no Japão, a artista plástica foi um dos grandes nomes das artes plásticas brasileira. No dia de sua morte, aproveitamos para relembrar um pouco de sua história e reviver algumas de suas obras

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora)
Atualizado em 4 nov 2016, 18h23 - Publicado em 12 fev 2015, 13h21

Nascida em 1913, em Kyoto, Tomie Ohtake desembarcou no Brasil em 1936, aos 22 anos de idade. A pintora se fixou em São Paulo, onde morou até falecer – na manhã do dia 12 de fevereiro de 2015. Durante seis décadas de carreira, a artista, que se consagrou com pinturas, também fez gravuras e esculturas espalhadas pelo mundo todo.

Vinda de uma tradição geométrica, Tomie quebrou estereótipos ao romper com a rigidez da arte concretista. Com um olhar mais sensível, e há quem diga até espiritual, a artista foi conhecida pelo seu gesto preciso, equilibrado e, ao mesmo tempo despojado.

Para relembrar, separamos algumas de suas grandes obras pelo Brasil. Muitas estão em São Paulo, cidade que abriga um complexo que leva o seu nome – o Instituto Tomie Ohtake, um centro cultural dedicado à pesquisa, arte e educação.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.