Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre a atriz Shelley Duvall, estrela de “O Iluminado”

Atriz, que tinha 75 anos, atuou em grandes produções das décadas de 1970 e 1980

Por Da Redação
11 jul 2024, 13h16

A atriz Shelley Duvall, estrela de O Iluminado, morreu nesta quinta-feira (11), aos 75 anos. De acordo com o The Hollywood Reporter, ela faleceu durante o sono por conta de complicações da diabetes.

Descoberta pelo cineasta Robert Altman enquanto estava na universidade, Shelley ficou mais conhecida por viver Wendy, a atormentada esposa de Jack Torrance – interpretado por Jack Nicholson – em O Iluminado.

Apesar de ser considerado um filme icônico, gravar O Iluminado sob a direção de Stanley Kubrick foi uma experiência complexa para a atriz. Nos anos que se seguiram, ela falou abertamente sobre os métodos torturantes do cineasta e como ficou perturbada durante toda a produção.

“Ele queria que eu ficasse chorando diante da câmera por 12 horas todos os dias. (…) Depois de um tempo, o seu corpo se rebela e diz: ‘Pare de fazer isso comigo. Eu não quero chorar todos os dias’. Às vezes, só levantar da cama me fazia chorar. Acordar na segunda-feira de manhã e pensar que eu teria que chorar o dia todo, porque isso estava na agenda. Eu dizia para mim mesma que não ia conseguir, mas acabei fazendo. Não sei como. Não sei como, e Jack também não sabia. Ele me disse isso: ‘Não sei como você faz'”, recordou em uma entrevista concedida em 1981.

Continua após a publicidade
Shelley Duvall e Robin Williams em
Shelley Duvall e Robin Williams em “Popeye” (Divulgação/Divulgação)

A atriz atuou em diversas produções de Altman – como Popeye (1981), Voar é com os Pássaros (1970), Onde os Homens São Homens (1971), Nashville (1975) e Três Mulheres (1977), que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e uma indicação ao BAFTA – e também de outros diretores, como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen, e Frankenweenie (1984), de Tim Burton.

Ela parou de atuar no final dos anos 1990, quando se mudou novamente para sua cidade natal, no Texas, para lutar contra distúrbios mentais. Após se recuperar, voltou a atuar no terror independente The Forest Hills (2022), último de sua carreira.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.