Misty Copeland é primeira negra no topo de balé tradicional dos EUA
Pela primeira vez em seus 75 anos de história, o ABT (American Ballet Theatre), uma das principais instituições de balé clássico dos EUA, colocou no topo da companhia uma dançarina negra
A bailarina Misty Copeland acaba de fazer história no mundo da dança. A norte-americana foi promovida à primeira-bailarina da American Ballet Theatre, tornando-se a primeira negra no topo da companhia, em seus 75 anos de história.
Misty nasceu em Kansas City, no Missouri, mas cresceu em San Pedro, na Califórnia. Ela começou no balé aos 13 anos e logo mostrou talento ao vencer o Music Center Spotlight Awards. Continuando os seu estudos, ela entrou para o corpo de baile da ABT em 2001 e há 8 anos dança como solista pela companhia.
Considerada uma das bailarinas com maior visibilidade atualmente, ela mostrou influência muito além dos palcos. A dançarina já escreveu dois livros, Firebird, um livro infantil, e Life in Motion: An Unlikely Ballerina, uma biografia, se apresentou no Tony Awards, o Oscar do teatro, e estrelou um vídeo da marca de produtos esportivos Under Armor que teve mais de 8 milhões de views. Misty também esteve na lista Time 100 da renomada revista norte-americana, que elege os mais influentes do ano, além de ser a primeira bailarina negra a ter apresentado, apenas na semana passada, o balé O Lago dos Cisnes no Metropolitan Opera House, em Nova York.
Vote nas candidatas ao Prêmio CLAUDIA 2015