Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Miss EUA, Miss Teen EUA e Miss America são todas negras pela 1ª vez

O acontecimento é um marco na história dos concursos de beleza

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 08h59 - Publicado em 6 Maio 2019, 19h46

Pela primeira vez na história, os três principais concursos de beleza dos Estados Unidos – Miss USA, Miss Teen USA e Miss America – coroaram mulheres negras como vencedoras no mesmo ano. Isso é um feito inédito nesse tipo de concurso no país.

Quando os primeiros concursos de beleza foram criados, mulheres negras eram proibidas de participar. Mesmo anos depois, quando algumas das organizações começaram a mudar suas regras para aceitar todas as mulheres, ainda era muito raro que mulheres negras conseguissem chegar às fases mais avançadas dos concursos, devido à oposição de parte do país.

Em 1953, Vanessa Williams foi eleita a primeira Miss negra dos EUA. Ela venceu o Miss America. Carole Anne-Marie Gist foi a primeira Miss USA negra, em 1990. Esse ano, Cheslie Kryst, Kaliegh Garris e Nia Franklin fizeram história no país ao vencerem os concursos.

Além de sua beleza, as três misses também chamam atenção por seus discursos de empoderamento e dedicação a trabalhos sociais. Conheça um pouco da história de cada uma delas:

Continua após a publicidade

Cheslie Kryst, a Miss USA 2019, de 28 anos, é uma advogada que busca mudanças no sistema judiciário americano. Em seu trabalho, ela busca ajudar prisioneiros que foram sentenciados injustamente a conseguirem reverter suas penas sem terem que pagar por um advogado.

Cheslie contou na competição que, uma vez, um juiz sugeriu que ela vestisse saias ao invés de calças no Tribunal. Desde então, ela mantém um blog sobre roupas femininas no ambiente de trabalho e defende que as mulheres podem vestir o que quiserem.

Continua após a publicidade

Kaliegh Garris, Miss Teen USA, de 18 anos, desfilou no dia do concurso com seu cabelo crespo natural. Ela contou à CNN que quando começou a competir, teve de lutar contra os padrões de beleza que ditavam que cabelo liso era mais bonito. Hoje, ela ignora os comentários e usa os fios naturais, já que é a maneira como se sente mais confiante.

https://www.instagram.com/p/BxFOBhCHVZB/

Nia Franklin, Miss America 2019, de 23 anos, é cantora de ópera. Ela conta que estudou em uma escola com pouquíssimos alunos negros e, por isso, se sentia deslocada e pouco confiante. Foi com a música que conseguiu se conhecer melhor. Hoje, Nia trabalha na ONG Sing For Hope, que busca ajudar adultos e crianças através da música.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Check out how stunning @niaimanifranklin looked last night in @sherrihill at the Dallas Opera! #advocatingforthearts #dallas #texas #opera #music #musiceducation ## REPOST: Ready to see who wins tonight’s 31st Annual Dallas Opera Vocal Guild Competition! It’s been an honor to host tonight!

A post shared by Miss America (@missamerica) on

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.