Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Miss Brasil 2017 sofre comentários racistas na Internet

Terceira mulher negra vitoriosa em sete décadas de prêmio, a modelo foi alvo de comentários como "tem cara de empregadinha".

Por Anna Laura Moura Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 ago 2017, 19h16

No último sábado (19) aconteceu a 63ª edição do prêmio Miss Brasil. O concurso contou com uma vencedora negra pelo segundo ano consecutivo, embora ela seja apenas a terceira desde sua inauguração, em 1954.

Esses dados são alarmantes e abrem espaço para discutir a representatividade negra em concursos de beleza, dada a predominância do padrão branco e eurocêntrico.

Não bastasse a lacuna de representação, a beleza e existências negras ainda são atacadas. A vencedora do Miss Brasil 2017, a piauiense Monalysa Alcântara, de apenas 18 anos, foi alvo de comentários racistas na internet logo após ganhar o concurso.

Alguns dos ataques mencionavam a Miss Rio Grande do Sul, manifestando aborrecimento por a gaúcha ter perdido a disputa. Internautas protestaram no Twitter, afirmando que a brasilidade também era branca, e questionando a capacidade intelectual de Monalysa.

 

(Twitter/Reprodução)
(Twitter/Reprodução)

Uma internauta fez uma comparação entre o padrão branco e racista que as negras sofrem diariamente desde os tempos mais primórdios, com ter uma opinião pessoal sobre alguém.

(Twitter/Reprodução)

Em compensação, houveram muitos comentários positivos exaltando a conquista de Monalysa.

(Twitter/Reprodução)
(Twitter/Reprodução)
(Twitter/Reprodução)

É preciso ressaltar que a luta pela igualdade racial vai muito além de achar ou não uma mulher negra bonita. É sobre a igualdade de direitos, representatividade em locais onde não há ou há poucas pessoas negras, e principalmente ocupar todas as posições na sociedade.

Em 63 anos de Miss Brasil, apenas três mulheres negras ganharam: a primeira foi Deise Nunes, em 1986. A segunda foi Raissa Santana, em 2016. E agora, Monalysa Alcântara. A conquista delas merece ser comemorada, entretanto, isso mostra que ainda há muito chão para alcançar a igualdade racial tanto não só no concurso, mas em todos os espaços.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.