‘Lua de Sangue’ acontece hoje: veja como acompanhar o eclipse no Brasil
Próximo eclipse lunar acontecerá apenas em novembro, e não será visível em território nacional
Boas notícias para os amantes de astronomia: o primeiro eclipse lunar de 2022 acontece hoje (15), a partir das 22h30. O fenômeno, conhecido como “lua de sangue”, será visível em todo o território brasileiro, já que estamos no centro da zona de observação. Incrível, né?
O nome misterioso deste eclipse total se deu por conta da coloração avermelhada que domina o satélite natural. Isso acontece porque a posição da Terra bloqueia a luz solar, permitindo apenas a passagem do feixe vermelho do espectro das cores. A partir daí, a lua ganha aquele aspecto digno de filme de terror.
Quando e onde o fenômeno estará mais visível?
Se você deseja aproveitar este fenômeno ao máximo, terá que ficar acordado até tarde: isso porque o eclipse atingirá o seu ponto alto por volta da 1h10. O fim está programado para às 03h50 de segunda-feira (16). A gente que lute!
Em relação aos melhores locais de observação, não se preocupe: caso o céu esteja limpo, será possível acompanhar a beleza deste evento em todo território nacional. Confira o cronograma do eclipse:
Cronograma do eclipse
- 22h32 – Início da fase penumbral
- 23H27 – Início da fase parcial do eclipse
- 00h29 – Início da fase total do eclipse
- 01h11 – Ponto alto do eclipse total
- 01h53 – Término do eclipse total
- 02h55 – Término da fase parcial do eclipse
- 03h50 – Término da fase penumbral do eclipse
Más notícias para quem perder o fenômeno
Vale lembrar que os próximos eclipses lunares acontecem em 8 de novembro e 5 de maio de 2023. Porém, nenhum deles será visível em território nacional. Ou seja: melhor não perder esse! Caso contrário, terá que esperar até 2025, quando acontece um novo fenômeno lunar visível aos brasileiros.