Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Loja Temu é confiável? O que você precisa saber antes de comprar

Saiba por que a plataforma oferece preços competitivos e qual a segurança de comprar dessa forma

Por Da Redação
27 Maio 2025, 14h30
Compras podem ser feitas no site oficial ou aplicativo de celular
Compras podem ser feitas no site oficial ou aplicativo de celular (AS Photography/Pexels)
Continua após publicidade

Provavelmente, enquanto navega nas redes sociais, você já se deparou com propagandas da loja Temu, com ofertas dos mais variados produtos como acessórios de moda, utensílios domésticos e eletrônicos básicos a preços que parecem interessantes – assim como suas concorrentes Shein e Shopee. Em seguida, deve ter se perguntando: a Temu é confiável?

Como funciona a loja Temu

Site oficial da loja Temu tem avisos de segurança na parte inicial
Site oficial da loja Temu tem avisos de segurança na parte inicial (Reprodução/Reprodução)

De origem chinesa, a Temu é uma plataforma de e-commerce subsidiária do grupo PDD Holdings. Fundada em Boston, nos Estados Unidos, em 2022, chegou ao Brasil em junho de 2024. A loja virtual afirma que consegue preços mais baixos por que “conecta os clientes diretamente com produtores rentáveis, o que permite o fornecimento de mercadorias a preços competitivos. Ao eliminar vários intermediários e enviar diretamente das fábricas para os consumidores, os clientes se beneficiam dos preços de atacado desde a origem”.

O frete é grátis para compras acima de R$ 99,00. Além dos Correios, as mercadorias são entregues pelas empresas J&T Express e AnjunExpress. Caso não goste do que adquiriu, a maioria dos artigos permite a devolução em até 90 dias a partir da data de compra.

Comprar na Temu é seguro?

Quem entra pelo site oficial https://www.temu.com/br (também há o aplicativo para Android ou iPhone) já encontra um aviso com orientações de segurança logo nas primeiras linhas, que alerta para “tomar cuidado com mensagens que afirmam ser da alfândega ou dos Correios cobrando taxas fiscais não pagas”.

Continua após a publicidade
É preciso cuidado em compras virtuais na hora de incluir os números do cartão de crédito
É preciso cuidado em compras virtuais na hora de incluir os números do cartão de crédito (Kaboompics.com/Pexels)

Ao clicar em “ver” no aviso, já é possível conferir a orientação para não cair em golpes por outros endereços eletrônicos ou mensagens que finjam ser da Temu. “Não clique em nenhum link nem pague nenhuma taxa se receber uma mensagem de pessoas afirmando ser da alfândega ou dos Correios informando que seu pacote não pode ser entregue devido a impostos não pagos. Se você tiver qualquer dúvida sobre impostos, visite o site oficial dos Correios Brasileiros”.

Na parte de pagamento com cartões, a plataforma afirma que “as informações do cartão são protegidas e invioláveis”, “todos os dados são criptografados” e que “a Temu nunca vende as informações do seu cartão”. Também é possível utilizar carteiras digitais.
Continua após a publicidade

Temu no Reclame Aqui

Na plataforma Reclame Aqui, onde os consumidores colocam suas queixas sobre as empresas, as principais reclamações contra a Temu são de atrasos na entrega ou terem recebido produtos diferentes do que viram anunciados. Como muitos produtos podem vir de outros países, é possível que fiquem retidos na Alfândega ao chegarem ao Brasil, atrasando a entrega. Nos últimos 12 meses, 98.8% das reclamações foram respondidas, e 27.2% dos consumidores afirmaram que voltariam a fazer negócio com a empresa.

Dicas de segurança

Seja para a Temu ou outras lojas virtuais, os seguintes pontos devem ser levados em consideração na hora de comprar pela internet:
Continua após a publicidade
  • Verifique a descrição e as avaliações dos produtos antes de comprar;
  • Não clique em links de e-mails ou anúncios não solicitados e fique atento a descontos muito altos;
  • Prefira sempre comprar no site oficial ou aplicativo da loja;
  • Evite salvar seus dados de pagamento na conta, utilizando outros métodos como carteiras digitais ou cartões de crédito virtuais temporários para a compra.
Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.