PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Kamala Harris é primeira mulher negra vice-presidente dos Estados Unidos

Senadora pela Califórnia, negra de origem jamaicana e indiana, ela fez história nas eleições de 2020

Por Da Redação
Atualizado em 7 nov 2020, 15h07 - Publicado em 7 nov 2020, 14h44
 (David Becker/Getty Images)
Continua após publicidade

A senadora Kamala Harris, de 55 anos, se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos. Ela faz parte da chapa do democrata Joe Biden, eleito presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2020, segundo as projeções dos diversos veículos de imprensa, como Associated Press, New York Times, CNN e NBC.

A anúncio de Harris como vice foi a confirmação de uma promessa feita por Biden em março deste ano, quando disputava a candidatura pelo Partido Democrata com Bernie Sanders. Em um debate, Biden disse que escolheria uma mulher como candidata ao cargo de vice-presidente.

A escolha por ela foi também uma forma de atrair o eleitorado negro. Biden foi vice nos dois mandatos de Barack Obama e, por conta desse histórico e da escolha da ex-procuradora, visou receber apoio dessa população, especialmente de mulheres negras, apontadas como eleitorado mais fiel dos candidatos democratas.

Antes de Kamala, os Estados Unidos já tiveram duas mulheres disputando a cadeira pelos dois grandes partidos. Em 1984, foi a democrata Geraldine Ferraro; em 2008, Sarah Palin. Nenhuma mulher negra ou de origem indiana, como Kamala, chegou a concorrer. É por isso que ela acaba de entrar para a história da maior democracia do mundo apenas por ter sido eleita.

No Twitter, ela publicou um vídeo em que fala ao telefone com Joe Biden em comemoração:

Continua após a publicidade

QUEM É KAMALA HARRIS
Formada em ciência política, economia e direito, ela foi procuradora de São Francisco e do estado da Califórnia – cargos que ocupou no período de 2003 a 2014. Em 2016, foi eleita senadora, se tornando a segunda mulher negra a conquistar a posição. É filha um jamaicano e uma indiana. A mãe dela, Shyamala Gopalan, emigrou do país asiático para os Estados Unidos na década de 1960 para obter um doutorado e, posteriormente, se tornou ativista de direitos humanos e referência nos estudos de câncer de mama. O pai, Donald Harris, é economista e professor emérito da Universidade Stanford. Leia o perfil completo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.