Já foi ver a animação brasileira indicada ao Oscar?

Leve os pequenos (e os grandes) para ver O Menino e o Mundo, animação brasileira que concorre ao Oscar

O Menino e o Mundo, animação brasileira que concorre ao Oscar 2016, é para ser visto por meninos, meninas e adultos. O longa do diretor paulistano Alê Abreu acompanha um garoto que sofre com a partida do pai e vai até a cidade grande procurá-lo. A chegada nesse novo mundo faz com que ele pareça ainda menor. Vindo de um universo rural, o menino se depara com uma civilização repleta de máquinas e adultos com a feição cansada. 

Alê, que perdeu a mãe aos 5 anos, consegue mostrar a dor da saudade, e também a alegria da descoberta em uma criança. Engana-se quem pensa que um desenho animado não dói no estômago. A explosão de imagens coloridas, e a trilha sonora que tem o percussionista Naná Vasconcellos, resultam em um filme poético e emocionante.

Defensor do traço feito a mão, o cineasta usou lápis de cor, giz de cera, canetinha e colagens. É surpreendente imaginar o trabalhão que deu desenhar todo o filme. Ainda assim, O Menino e o Mundo é o concorrente mais barato de todos da categoria. A produção brasileira custou 2 milhões de reais. Enquanto Divertida Mente, sucesso da Disney e principal candidato a levar a estatueta, foi orçado em 175 milhões de dólares.

Vencedor de 44 prêmios, o filme de Alê coloca os profissionais brasileiros em outro patamar. E lembra a indústria cinematográfica de que, para ser boa, uma obra de arte não precisa eliminar técnicas antigas – elas podem coexistir com as atuais. Em uma publicação no Facebook, o cineasta sintetizou a produção como “um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem de animacão”. O Menino e o Mundo voltou aos cinemas nessa temporada pré-Oscar (a premiação acontece em 28/2). Leve os pequenos (e os grandes) para assistir na tela grande. 

Luara Calvi Anic é editora de CLAUDIA e dá dicas de cultura semanalmente. Para falar com ela, clique aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s