Idosa abandona passado sofrido e viaja sozinha pelo mundo
A russa Elena Mikhailovna, de 89 anos, cresceu em um orfanato e apanhava do marido. Hoje, ela coloca uma mochila nas costas e viaja feliz.
A russa Elena Mikhailovna é exemplo de que a vida é para ser aproveitada intensamente independentemente da idade. Aos 89 anos, ela está viajando pelo mundo. Já são seis anos com férias duas vezes ao ano, sempre em países diferentes, e Elena já esteve na Turquia, Alemanha, Polônia, Vietnã e República Checa, seu país preferido até o momento.
A história ficou famosa depois que Ekaterina Papina, também russa, encontrou sua compatriota exploradora em uma viagem de férias pelo Vietnã. No restaurante do hotel onde estava hospedada, a senhora tentava explicar em russo a um funcionário do local que não queria sua comida muito apimentada e Ekaterina decidiu ajudá-la.
Quando soube de toda a história de Elena, Ekaterina ficou tão impressionada que decidiu compartilhá-la em seu Facebook. Ela conta que ‘vó Lena’ (como carinhosamente a apelidou) viaja sozinha, de cajado, mochila nas costas e tem uma vida repleta de histórias.
Leia também: Idosa diagnosticada com câncer troca quimioterapia por “viagem dos sonhos”.
Elena tem uma história sofrida. Nasceu em 1927, cresceu num orfanato e sobreviveu à Segunda Guerra Mundial trabalhando no campo com um carro de bois em Oremburgo. Quando a paz veio, manteve-se na agricultura e casou com um militar. Teve uma filha e tudo corria bem até o marido começar a beber e a bater nas duas. A publicação de Ekaterina não conta os detalhes dessa história e pula direto para o final feliz: com dois netos, Elena vive sozinha e viaja, pelo menos, duas vezes por ano.
Leia também: Encante-se com o carisma da blogueira mais velha do mundo, com 103 anos
Desta vez, o destino escolhido foi Vietnã e o próximo já está decidido: Israel. O único problema para Elena em suas viagens é sua dificuldade de enxergar, mas ela raramente recusa um desafio. Viagens de moto, passeios de camelo, banhos de mar e pratos exóticos fazem parte de suas aventuras.
* Com informações do Nomades Digitais.