Carolina Maria de Jesus: quem é a brasileira homenageada pelo Google

A autora brasileira completaria 105 anos hoje (14)

No dia 14 de março de 2019, o Google homenageou com o Doogle ma grande personagem da cultura Brasileira. Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Faveladafaria 105 anos na data e a ilustração comemora o acontecimento.

Nos anos 60, os livros de Machado de Assis faziam sucesso entre os brasileiros. No entanto, a obra da mineira foi ainda mais vendida que os romances machadianos. O livro foi traduzido em treze línguas e publicado em mais de 40 países.

Sendo uma das primeiras autoras negras do Brasil e com uma das obras nacionais mais conhecidas no exterior, Carolina rapidamente se tornou uma das escritoras mais importantes do país.

Leia mais: “Aquele sangue derramado será honrado com amor”, diz irmã de Marielle

 (@carolina_maria_de_jesus/Instagram/Reprodução)

Em sua primeira obra, a autora registrou o dia-a-dia em uma favela paulista, enquanto criava seus três filhos. Ela ainda escreveu Casa de Alvenaria, Pedaços de Fome e Provérbios, que foram publicados de forma póstuma.

Com uma educação limitada, ela era empregada doméstica e reciclava papel, latas e garrafas para alimentar sua família. Ao mesmo tempo, Carolina conseguiu manter um diário, preenchendo cadernos com os detalhes de sua vida.

A mineira nasceu em 14 de março de 1914 e morreu em 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos, devido à insuficiência respiratória.

A autora, no lançamento de seu livro, em 1960, ao lado de Clarice Lispector

A autora, no lançamento de seu livro, em 1960, ao lado de Clarice Lispector (@carolina_maria_de_jesus/Instagram/Reprodução)

Veja mais: STJ concede à travesti cumprimento de pena em ala feminina

Siga CLAUDIA no Youtube

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade