Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo golpe no WhatsApp atrai vítimas pelo saque do FGTS inativo

Golpe já atraiu 135 mil cliques, de acordo com a companhia de segurança ESET

Por Da Redação
10 out 2017, 16h47

Um novo golpe no WhatsApp foi identificado nesta semana pela ESET, companhia de segurança, e já atraiu mais de 135 mil cliques. A mensagem, que promete a liberação do saque de contas inativas do FGTS, pede para que a pessoa preencha seus dados para saber se poderá ou não retirar a quantia de até 1.760 reais.

Além disso, o comunicado ainda informa que mais de 7.200 pessoas conseguiram tirar o dinheiro da conta dessa maneira e condiciona a liberação da lista de beneficiados ao compartilhamento da mensagem com mais cinco amigos pelo aplicativo.

(Caixa/Reprodução)

Leia mais: 5 dicas para proteger seus dados do computador e smartphone

Continua após a publicidade

É mais fácil aplicar o golpe com essa mensagem, uma vez que o governo federal liberou, de março a julho deste ano, o saque das contas que até dezembro de 2015 ficaram inativas no FGTS.

Como sempre, a regra de ouro é: ‘para estar seguro, mantenha-se atento’. Para proteger seus amigos e parentes, não compartilhe publicações deste tipo. Mesmo não realizando a propagação de um malware, esses ataques podem causar prejuízos financeiros às vítimas”, alerta Cassius Puodzius, security researcher da ESET América Latina.

A companhia ainda divulgou a informação de que os cibercriminosos de preocuparam em ocultar os códigos da página. Ao acessar a mensagem por um desktop para verificar o código fonte, a informação é de que não é possível realizar a ação por “questão de segurança“.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.