Garota de 10 anos lança livro para ajudar refugiados
Na última Bienal do Livro, em São Paulo, a obra da pernambucana Sophia Maia chamou a atenção: o dinheiro das vendas será doado a pessoas que precisaram deixar seus países
Na última Bienal do Livro, que terminou dia 4 de setembro, um lançamento foi mais do que especial: o livro de ilustrações Imaginário, da pernambucana Sophia Maia. Não chama a atenção apenas a pouca idade da autora, 10 anos, mas o objetivo da obra: ela foi criada para ajudar refugiados. Todo o lucro com as vendas será doado para o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus).
As ilustrações já renderam 8 mil reais antes mesmo de virarem livro: o valor foi arrecadado em exposição dos desenhos em recife (PE) e doado à instituição. Meses depois, Sophia visitou a sede da Adus, em São Paulo, e lá conheceu crianças refugiadas e dançou com elas.
A vontade de ajudar nasceu no fim de 2015, quando Sophia assistiu com a mãe a um programa de TV que mostrava uma criança chegando à Grécia, depois de sair do seu país natal, no Oriente Médio, usando apenas uma boia de plástico, dessas comuns, para não se afogar. Outras crianças e adultos estavam realizando a mesma empreitada, que terminou com muitas mortes, e aquela realidade impressionou a pernambucana.
O livro pode ser adquirido na sede da Adus, em São Paulo (avenida São João, 313, 11º andar), ou pelo e-mail expoimaginario@gmail.com.