Famosas convocam para ato em defesa do aborto em caso de estupro
PEC 181 propõe tornar ilegal os três casos de aborto legalizados no país. Veja o local e horário das manifestações
Estão marcados para o fim da tarde desta segunda-feira (13) diversos atos contra a PEC 181 em todo o país. A emenda está tramitando na Câmara e, se aprovada, transformará qualquer tipo de aborto em crime – revogando os casos que são legais atualmente no país: : em caso de estupro, em situações de risco para a vida da mãe e em caso de feto com anencefalia. Contrárias à mudança, várias atrizes estão usando suas redes sociais para convocas outras mulheres a participar das manifestações contra a PEC 181.
Leia mais: Avança projeto que proibe aborto todos os casos
“Querem que a mulher que engravide de um estuprador não tenha direito ao aborto. E pior: seja presa por interromper a gravidez ou morra em um aborto clandestino. Estão nos obrigando a viver uma segunda violência”, disse Camila Pitanga em vídeo publicado em seu perfil do Facebook. Isabel Fillardis compartilhou o vídeo da colega em seu perfil do Instagram.
Leia também: Coluna da Zaidan: 30 mulheres abortam e viram rés. Quem as denunciou? Os médicos
Já atriz Bruna Linzmeyer publicou em seu perfil do Instagram o cartaz do movimento “Todas contra 18”, nome em referência aos 18 deputados que votaram a favor da emenda. “18 homens votaram contra a criminalização do aborto até em casos de estupro e risco de vida pra mulher!”, escreveu. Letícia Sabatella e Leona Cavalli publicaram a mesma imagem, porém sem legenda.
Maria Ribeiro publicou a mesma imagem acompanhada da legenda: “Porque o aborto é uma realidade. Que mata apenas mulheres pobres, que o fazem sem condições básicas. Ninguém quer abortar. Mas cabe à mulher, e não só depois de um estupro, decidir sobre o seu corpo e o resto da sua vida.”
Leia também: Debora Diniz: “É preciso tirar o aborto do Código Penal”
Sophie Charlotte compartilhou o vídeo de Camila e o cartaz do movimento “Todas contra 18” em seu perfil do Instagram, além de um vídeo em que a cantora Elis Regina aparece dizendo que “enquanto a gente for cínico, enquanto a gente for falso, as mulheres vão continuar correndo o risco de morrer”.
https://www.instagram.com/p/Bbb7FtcgPfn/?taken-by=sophiecharlotte1
Veja os locais e horários onde as manifestações se concentrarão em cada cidade:
Rio de Janeiro (RJ): 17h, Câmara Municipal/Cinelândia
São Paulo (SP): 18h, MASP
Campinas (SP): 16h, Igreja Catedral de Campinas
São Carlos (SP): 17h30, Biblioteca do ICMC
Curitiba (PR): 17h, Biblioteca da Mulher Nua
Belém (PA): 17h, Escadinha das Docas
Belo Horizonte (MG): 17h, Praça 7
Uberlândia (MG): 17h, Centro de Convivência UFU
Porto Alegre (RS): 17h, Esquina Democrática
Fortaleza (CE): 17h, Benfica
Salvador (BA): 14h, Praça da Piedade
Goiânia (GO): 18h, Rua Doutor Olinto Maso Pereira
Natal (RN): 17h, IFRN da Cidade Alta
Em Campo Grande (MS) será amanhã, às 17h, na Praça Ary Coelho.