Família vive a experiência de passar um ano sem comprar itens supérfluos
Apenas coisas essenciais, como alimento e combustível, foram comprados durante este período desafiador
Você conseguiria passar um ano inteiro sem comprar nada? Foi esse o desafio que o jornalista e escritor Scott Dannemiller, autor de The Year Without a Purchase: One Family’s Quest to Stop Shopping and Start Connectin (Um Ano sem Compras, em português), e sua esposa, Gabby, propuseram para sua família.
Tudo começou assim: após sentir que tinham perdido o contato com o que realmente importava para a família, o casal americano decidiu, em janeiro de 2013, que não iriam comprar roupas, eletrônicos ou brinquedos durante um ano. O desafio foi mantido em segredo dos seus filhos, Audrey, de 5 anos, e Jake, de 7 anos. E a regra foi clara: só era permitido comprar itens essências, como comida e combustível. Além disso, todos os objetos quebrados deveriam ser consertado, a menos que fosse mais barato substituir. E os presentes nas datas comemorativas? Deveriam ser em forma de experiência em família, como piquenique ou passeio no parque.
No livro, o jornalista conta que sentia que a vida corrida da família levou a eles focarem no que eles possuíam e em tudo que podiam comprar, em vez dos momentos juntos e felizes. Ele disse, ainda, que, apesar de desafiador, a família não se arrepende da experiência, já que o tempo que passam unidos aumentou. Eles saíram muito mais, curtiram os momentos mais simples e passaram a conversar e ouvir um ao outro, já que precisavam decidir as trocas e passeios juntos.
E sabe o que mais foi surpreendente: os filhos não notaram essa mudança de comportamento dos pais.