PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

EUA elegem recorde de mulheres para a Câmara

A nova-iorquina Alexandria Ocasio-Cortez, democrata latina de 29 anos, se transformou na congressista mais jovem da história

Por Da Redação
7 nov 2018, 13h11
Alexandria Ocasio-Cortez (Gary Gershoff/Getty Images)
Continua após publicidade

De deputadas indígenas e muçulmanas ao primeiro governador homem abertamente homossexual do país, os Estados Unidos elegeram nesta terça-feira (6) uma série de candidatos que fizeram história por seu pioneirismo. As eleições de meio de mandato foram marcadas por um número significativo de mulheres, jovens e candidatos de minorias étnicas e sexuais.

As democratas Ilhan Omar, de Minnesota, e Rashida Tlaib, do Michigan, se tornaram as primeiras muçulmanas eleitas para a Câmara dos Deputados. Omar nasceu na Somália em 1981 e também se consagra como a primeira refugiada somali na Casa. Além disso, em janeiro duas indígenas se sentarão pela primeira vez na Câmara: Deb Haaland (Novo México) e Sharice Davids, que também será a primeira pessoa abertamente LGBT a representar o Kansas no Congresso.

O democrata Jared Polis se tornou o primeiro homem abertamente homossexual a governar um estado americano – o Colorado – ao derrotar o republicano Walker Stapleton com 51,6% dos votos.

Continua após a publicidade

Recorde de mulheres

No total, ao menos 98 mulheres foram eleitas para a Câmara dos Deputados nesta terça-feira, um recorde nos Estados Unidos. Já para o Senado, foram escolhidas 12 mulheres, de um total de 35 assentos em disputa.

As mulheres, muito críticas ao presidente Donald Trump, impulsionaram principalmente o avanço eleitoral dos democratas, que conseguiram recuperar o controle da Câmara dos Representantes.

A nova-iorquina Alexandria Ocasio-Cortez, democrata latina de 29 anos e que se transformou na congressista mais jovem da história dos Estados Unidos, é um claro símbolo desse avanço.

Leia também: Campanha quer conscientizar sobre Lei do Minuto Seguinte, que garante atendimento imediato a vítimas de violência

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.