PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estudo mostra que homens não entendem consentimento sexual

Pesquisa aponta a dificuldade masculina em discernir desejo sexual com aprovação explícita da mulher

Por Da Redação
Atualizado em 19 abr 2018, 19h20 - Publicado em 16 dez 2017, 10h13
 (gmast3r/ThinkStock)
Continua após publicidade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Binghamton, em Nova York, e publicada no mês passado, apontou que existe chance de que os homens não saibam o significado e a importância do consentimento sexual entre parceiros.

O estudo “Determinantes Situacionais da Percepção de Homens Universitários sobre Desejo e Consentimento de Mulheres para o Sexo” abordou 145 homens, héteros e universitários, em sua maioria, com 20 anos de idade. 

Richard E. Mattson, responsável pelo estudo, disse em entrevista para a americana “VICE” que, mesmo com um número pequeno de homens analisados, os resultados foram interessantes e que pretende aumentar  a quantidade de indivíduos considerados –92% dos jovens do estudo são brancos e 58% são protestantes.

Em um ambiente digital, os participantes foram expostos a seis situações e cenários diferentes envolvendo uma mulher. Em cada cena hipotética, o homem recebia a informação de que a mulher era atraente e estava apta ao ato sexual. 

Entre as seis situações, as descrições das mulheres se diversificavam. Elas eram distintas por suas roupas, quantidade de parceiros sexuais que já tiveram e sobre seus relacionamentos anteriores, histórico de consumo de álcool e nível de intimidade com o parceiro.

Continua após a publicidade

Em seguida, os diferentes cenários mostravam as respostas das mulheres ao convite para o sexo, seu comportamento verbal, não-verbal ou a junção dos dois.

Segundo Mattson, quando os homens foram colocados nessas situações, muitos confundiram reações de desejo sexual com consentimento explícito. “Se o participante percebia desejo [por parte da mulher], ele achava que ela estava comunicando que aceitava os avanços sexuais e também presumia que ela estava comunicando consentimento final para a relação sexual.”

Leia mais: Tudo sobre assédio sexual

Continua após a publicidade

O estudo relatou que a média de compreensão do homem para uma recusa verbal foi de 2,34 (numa escala de 1 a 7), ou seja, quando a mulher diz que não quer fazer sexo, o homem, mesmo assim, não entende a negativa. Em em cenário apresentado em que os homens já tiveram um relacionamento íntimo com a mulher, a dificuldade de entender a recusa de fazer sexo foi maior.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.