Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estudo indica que maioria das vítimas de estupro tem até 13 anos

Os dados também mostram que 1 200 mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 13h32 - Publicado em 12 set 2019, 16h56

Uma pesquisa divulgada na manhã da última terça-feira (10) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que a violência sexual atinge principalmente jovens em situações de vulnerabilidade, geralmente agredidos dentro de suas próprias casas. No caso das meninas, houve aumento de 4% dos casos de estupro e feminicídio, totalizando mais de 1.200 mulheres assassinadas por companheiros ou ex-companheiros.

Dentre as vítimas de estupro, a concentração maior é entre meninas de até 13 anos, resultando em 52,8% das vítimas. Isso quer dizer que a cada quatro horas, uma garota sofre violência sexual. A pesquisa foi baseada nos dados dos boletins de ocorrências enviados por cada estado.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

“Não é sobre sexo. É sobre dominação, sobre pessoas comuns que se conhecem. Os casos em que um homem pega a mulher na esquina de uma rua escura são ínfimos. A maior parte das vítimas são agredidas por quem as conhece”, disse Samira Bueno, diretora executiva do fórum, ao Universa Uol. De acordo com o estudo, 96,3% dos agressores são homens e 75,9% das vítimas tem algum vínculo familiar, ou seja, são parentes, companheiros ou amigos. 

Continua após a publicidade

Samira informou que a punição torna-se ainda mais difícil quando as vítimas não denunciam o crime. “O quadro se torna ainda mais grave na medida em que os depoimentos de crianças, com certa frequência, são questionados por falta de credibilidade, além do silêncio e por vezes da cumplicidade que envolve outros parentes próximos”.

Leia mais: Após dar à luz, mulher é agredida por marido que nega ser o pai

PODCAST – Está na hora de pedir aumento de salário?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.