Estudo aponta que cachorros entendem exatamente o que falamos
Pesquisadores húngaros perceberam que eles são capazes de compreender caraterísticas tanto da entonação quanto das palavras ditas por humanos
Novo estudo sugere o que muitos donos de cachorros já acreditavam: os caninos entendem tudo o que nós falamos. Eles são capazes de ouvir tanto as palavras ditas, quanto a entonação em que são ditas. A pesquisa foi publicada pela revista cientifíca Science esta semana, mostrando que os cachorros processam as informações faladas de forma semelhante aos humanos – até então, acreditava-se que os pets compreendiam apenas a entonação das palavras.
O estudo foi liderado pela pesquisadora húngara Attila Andics, que treinou cachorros para ficarem imóveis em uma ressonância magnética. O objetivo inicial do grupo de pesquisa era estudar caninos para entender como o cérebro processa a linguagem de mamíferos.
Os pesquisadores treinaram 13 cachorros de diferentes raças para ficarem deitados imóveis na ressonância. Em 2014, mostraram que os cérebros dos animais respondiam a diferentes vocalizações, como latidos, grunhidos, lamentações e gritos de outros animais e de pessoas. As áreas ativadas eram as mesmas em ambas as espécies para sons felizes e assustadores.
Leia também: Estudo sugere que os cachorros têm a capacidade de reconhecer e entender a emoção humana
Na etapa mais recente da pesquisa, o grupo colocou gravações dos donos dos cachorros falando de diferentes formas: uma palavra elogiosa em tom elogioso, uma palavra neutra em tom neutro, uma palavra elogiosa em tom neutro, e uma palavra neutra em tom elogioso.
A imagem neurológica gerada nos testes mostrou que o lado esquerdo do cérebro dos cachorros responderam às palavras por elas mesmas (isto é, a entonação não fez diferença na compreensão), e o lado direito respondeu à entonação.
Leia também: Pesquisadores descobriram como cães farejam o diabetes