Estudo aponta que cachorros entendem exatamente o que falamos

Pesquisadores húngaros perceberam que eles são capazes de compreender caraterísticas tanto da entonação quanto das palavras ditas por humanos

Novo estudo sugere o que muitos donos de cachorros já acreditavam: os caninos entendem tudo o que nós falamos. Eles são capazes de ouvir tanto as palavras ditas, quanto a entonação em que são ditas. A pesquisa foi publicada pela revista cientifíca Science esta semana, mostrando que os cachorros processam as informações faladas de forma semelhante aos humanos – até então, acreditava-se que os pets compreendiam apenas a entonação das palavras. 

O estudo foi liderado pela pesquisadora húngara Attila Andics, que treinou cachorros para ficarem imóveis em uma ressonância magnética. O objetivo inicial do grupo de pesquisa era estudar caninos para entender como o cérebro processa a linguagem de mamíferos. 

Os pesquisadores treinaram 13 cachorros de diferentes raças para ficarem deitados imóveis na ressonância. Em 2014, mostraram que os cérebros dos animais respondiam a diferentes vocalizações, como latidos, grunhidos, lamentações e gritos de outros animais e de pessoas. As áreas ativadas eram as mesmas em ambas as espécies para sons felizes e assustadores. 

Leia também: Estudo sugere que os cachorros têm a capacidade de reconhecer e entender a emoção humana 

Na etapa mais recente da pesquisa, o grupo colocou gravações dos donos dos cachorros falando de diferentes formas: uma palavra elogiosa em tom elogioso, uma palavra neutra em tom neutro, uma palavra elogiosa em tom neutro, e uma palavra neutra em tom elogioso. 

A imagem neurológica gerada nos testes mostrou que o lado esquerdo do cérebro dos cachorros responderam às palavras por elas mesmas (isto é, a entonação não fez diferença na compreensão), e o lado direito respondeu à entonação. 

Leia também: Pesquisadores descobriram como cães farejam o diabetes 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s