Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estimule o cérebro e turbine sua memória

É preciso cuidar da memória desde cedo. A seguir, uma coleção de dicas para estimular o cérebro e manter suas funções em dia

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 05h05 - Publicado em 23 Maio 2013, 22h00

“Ler supera qualquer outro exercício intelectual para a memória”, afirma o neurocientista Ivan Izquierdo
Foto: Getty Images

Quando a gente estimula o cérebro, ele passa a produzir substâncias que melhoram e aumentam o número de conexões entre as células nervosas (neurônios), turbinando nossa memória.

Esvazie a mente

Meditar provoca mudanças em regiões do cérebro associadas à memória, diz estudo americano do Massachusetts General Hospital. Ao avaliar imagens cerebrais de praticantes, os cientistas viram que essas áreas tornaram-se mais densas. Além de ganhos cognitivos, a técnica de esvaziar a mente gera bem-estar. Os benefícios foram notados após oito semanas, com sessões diárias de 27 minutos. Não sabe meditar? Aprenda já!

Continua após a publicidade

Devore livros

“Ler supera qualquer outro exercício intelectual para a memória”, afirma o neurocientista Ivan Izquierdo, do Rio Grande do Sul. Segundo explica em seu livro Memória (ArtMed), o cérebro é levado a fazer um enorme e rápido scanning cada vez que uma letra é lida. Não há, portanto, nenhuma atividade nervosa que exija tanto em tão pouco tempo.

Mexa o corpo

Continua após a publicidade

Ao praticar atividade física, você faz o coração trabalhar e, assim, reduz o risco de desenvolver problemas cardiovasculares – que podem levar à deficiência da memória. “Pessoas que têm pequenos e silenciosos derrames apresentam falta de massa encefálica, essencial para um bom desempenho do cérebro”, explica o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto,de São Paulo.

Desafie o cérebro

Aprenda um idioma, um instrumento musical, uma técnica artística… Ampliar a reserva funcional do cérebro é essencial para estimular os neurônios e a memória. Mas não basta aprender uma nova função. “O grande lance é usar tal mecanismo sistematicamente”, diz o médico Fernando Pinto. Então, não perca a chance de oferecer sempre situações desafiadoras para si mesma, como viajar para um lugar em que nunca pisou ou provar sabores inéditos.

Continua após a publicidade

Cuide das curvas

Mais um ponto contra a obesidade: as pessoas mais rechonchudas estão mais sujeitas a perder a capacidade cerebral e a memória do que as magras. Um estudo realizado na Universidade College London, na Inglaterra, revelou que o excesso de peso acelera a velocidade com que as funções cognitivas se deterioram. Os cientistas, no entanto, ainda não sabem como explicar essa relação.

Coma vegetais

Continua após a publicidade

Seu cardápio deve ser farto em vegetais, em especial cenoura, pimentão e aipo. Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, concluíram que a luteolina, presente nesses alimentos, melhora a saúde cognitiva, pois diminui a produção de substâncias inflamatórias no cérebro. Rodney Johnson, responsável pelo estudo, afirma que as inflamações são grandes causadoras de problemas de memória – além de outros males, como depressão e sonolência.

Vá de vitamina B12

Um estudo conduzido no Centro Médico da Rush University, em Chicago, nos Estados Unidos, revelou que adultos com deficiência dessa vitamina são mais propensos a ter menor volume cerebral e falhas cognitivas do que aqueles com níveis adequados da substância. Para garantir uma quantidade satisfatória de B12 no organismo, consuma regularmente peixe, carne, frango, ovos, leite e seus derivados.

Continua após a publicidade

Mães, aproveitem

Motivo extra para celebrar a maternidade: apesar de mais cansadas, as mulheres se lembram de mais coisas quando se tornam mães. Pesquisa da Carlos Albizu University, em Miami, nos Estados Unidos, comparou a memória de um grupo com filhos pequenos e outro sem filhos. O primeiro conseguiu recordar mais itens em um teste. Ocorre que, embora possa ficar comprometido durante a gestação, o cérebro se reorganiza após o parto, privilegiando a memória.

Seja saudável

Bons hábitos, como não abusar de álcool e dormir bem, ajudam a preservar as funções cerebrais. Pesquisa da Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos, mostrou que não só a quantidade mas a qualidade do sono pode afetar a memória. Já um estudo espanhol testou universitários de dois grupos, um de bebedores e outro de abstêmios. Os primeiros apresentaram redução na capacidade de aprender novas informações transmitidas verbalmente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.