Estaria a Rainha Elizabeth com aposentadoria anunciada?

Após décadas de espera, Charles pode estar mais perto da Coroa do que nunca, segundo a imprensa britânica

Quando estava promovendo a 3ª temporada da série The Crown, o ator Josh O’Connor, que interpreta o príncipe Charles, chocou muita gente quando disparou: “Para a vida de Charles ter sentido a mãe dele tem que morrer”.  Tirada de contexto parece que ele deseja mal à rainha Elizabeth, mas só ressalta uma verdade que os súditos britânicos comentam há tempos. Elizabeth II já é a soberana que reinou na Inglaterra por mais tempo em toda História, o que também faz de seu filho primogênito e herdeiro, Charles, o príncipe que mais esperou para poder ser Rei. Alguns fazem a piada de chamá-lo de ‘o príncipe da sombra’ (Shadow Prince) porque aos 71 anos de idade ainda não conseguiu reinar e aguarda até que sua mãe abdique a Coroa. Segundo a imprensa britânica começou a especular hoje (28), a espera está próxima do fim e a rainha agora teria determinado uma data para coroar o filho: logo após 21 de abril de 2021, quando ela completará 95 anos de idade.

 (Reprodução/Getty Images)

Para quem esperou pelo menos 50 anos para realizar seu papel na História, 18 meses vão voar. A informação – ainda não confirmada pelo palácio de Buckingham – circula com fôlego cada vez maior. A gota d’água teria sido justamente o fato da Rainha não ter conseguido ‘controlar’ o príncipe Andrew, que está envolvido em uma investigação de pedofilia e exploração sexual, e resolveu dar uma entrevista ao um canal de TV inglesa sem a aprovação prévia da mãe, algo completamente fora do protocolo. O drama desenrolando entre William e Harry, assim como as entrevistas de Meghan não tem ajudado a Rainha a demonstrar comando sobre a própria família.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Charles, que nunca foi um príncipe popular entre seus súditos , quase virou um vilão nos anos 90, quando Diana ainda era viva e revelou os problemas matrimoniais entre os dois. No entanto, desde o início dos anos 2000, Charles conseguiu se casar  com a mulher que sempre amou, Camilla, e embora tenha criado algumas saias justas com posicionamentos políticos diferentes do esperado, vem ganhando força e popularidade nos últimos anos. Já houve o tempo em que se especulava que a Rainha iria passar a Coroa direto para William, mas ninguém mais espera isso. Charles quer ser Rei, não vai abrir mão do título para o filho.

A imprensa vem antecipando a transição por um motivo claro: não apenas foi Charles que convenceu a Rainha a afastar Andrew das funções públicas, mas hoje ele se reuniu com o pai, príncipe Philip, para assumir um papel abertamente de comando nas decisões diárias do Reino. Charles passaria a ter o título de Príncipe Regente até que a Rainha abdique em seu favor. Se de fato a data for em 18 meses, Elizabeth deixará a vida pública com a mesma idade que o marido, Philip se aposentou, há alguns anos.

A festa de natal dos Windsor promete ser mais animada de todos os tempos.

Leia também: Após escândalo sexual, Rainha cancela festa de 60 anos de príncipe Andrew

+ Projeção mostra como os filhos de William e Harry estarão no futuro

 PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?