PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cruzeiro estampa dados sobre violência contra mulher em uniforme

No Dia Internacional da Mulher, clube mineiro entrou em campo com mensagens sobre assédio e agressões

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 mar 2017, 15h34 - Publicado em 9 mar 2017, 13h58
 (Reprodução/Twitter)
Continua após publicidade

O futebol brasileiro ainda é marcado por um ambiente majoritariamente machista. No entanto, algumas iniciativas buscam mudar essa realidade e ressaltar a importância feminina na sociedade e no esporte.

No Dia Internacional da Mulher, o Cruzeiro surpreendeu ao entrar em campo no último jogo do clube, válido pela Copa do Brasil. Durante a partida, os jogadores do time mineiro vestiram camisas estampadas com frases que traziam mensagens de alertas sobre a realidade da violência contra a mulher.

O jogo do time mineiro aconteceu na última quarta-feira (8) contra o Murici, de Alagoas, válido pela terceira fase do torneio nacional.

Os números que estampam a camiseta dos jogadores foram transformados em taxas e dados, sendo acompanhados por frases como “A cada 2h uma é morta”, “A cada 10 jovens, 8 sofreram assédio”, “A cada 11 minutos, um estupro”, “Apenas 9 em cada 100 deputados” e “Salários 30% menores”.

Continua após a publicidade
camisascruzeiro
(Divulgação/Twitter)

As informações para a ação foram fornecidas pela  ONG Azmina, que busca formentar o empoderamento feminino. “Muita gente pensa que a luta pelos direitos das mulheres não faz mais sentido. Mas os dados que os jogadores vão exibir mostram o quanto essa questão segue sendo atual”, disse Letícia Bahia, diretora institucional da ONG Azmina ao El País.

Repercussão

A iniciativa do Cruzeiro repercutiu positivamente não apenas entre as mulheres no Brasil, como outros times reconheceram a atitude do time.

Continua após a publicidade

Clubes como América-MG, Paraná, Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Avaí e Paysandu mandaram mensagens para o time, via Twitter, parabenizando a campanha.

Continua após a publicidade

Além disso, a campanha repercutiu internacionalmente. O The Guardian – um dos principais jornais da Inglaterra – destacou a proposta do Cruzeiro e lembrou que a Raposa é um dos mais respeitados clubes brasileiros, tendo produzido inúmeros atletas de ponta – como o ex-jogador Ronaldo.

camisascruzeiro

Além da vitória na iniciativa, o Cruzeiro também acabou ganhando a partida de ontem. O clube bateu o Murici por 2 a 0, com gols de Manoel e Ábila.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.