Conheça o primeiro hotel do mundo gerenciado por jovens com Síndrome de Down

Localizado na província de Asti, na Itália, o Albergue Etico promoveu a inserção no mercado de trabalho de jovens com necessidades especiais

Três estrelas, 26 quartos, cerca de 60 camas e um lindo jardim cheio de árvores… A julgar apenas pela estrutura, o hotel Albergue Etico, localizado na província de Asti, na Itália, poderia ser considerado normal. Porém, o espaço tem uma proposta diferente: é completamente atendido e gerenciado por jovens com Síndrome de Down.

Inaugurado em no dia 18 de junho, o Albergue Etico surgiu da visão de amigos e profissionais que fazem parte da “Associazione Albergo Etico” que, desde 2006, promove a inserção no mercado de trabalho de jovens com necessidades especiais. Primeiro, Nicolás, morador da Casa Montessori, um lar para jovens com a síndrome, realizou um estágio no restaurante Tacabanda, em Asti. A experiência foi tão positiva, que outros jovens também foram convidados a prestar serviço na área de gastronomia e hotelaria. Os voluntários decidiram, então, construir um complexo em que os participantes da associação possam trabalhar e morar, se assim quiserem.

Atualmente, todos os funcionários do hotel recebem formação profissional na área do turismo, além de aprenderem a gerir o próprio dinheiro. De acordo com informações do portal da associação, “a intenção é formar novos profissionais no setor turístico na Itália, ajudando-os a conquistar a autonomia pessoal”.

Em tempo: O preço individual para acomodação é a partir de € 70 (ou equivalente a R$ 280). E a expectativa é que dentro de um ano o local ganhe mais uma estrela por mérito em atendimento. Nós estamos torcendo para que isso aconteça!

Divulgação / Abergo Etico Divulgação / Abergo Etico

Divulgação / Abergo Etico (/)

Divulgação / Albergue Etico Divulgação / Albergue Etico

Divulgação / Albergue Etico (/)

Divulgação / Albergue Etico Divulgação / Albergue Etico

Divulgação / Albergue Etico (/)