Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça o porta-voz do Corpo de Bombeiros no resgate de Brumadinho

Com 25 anos e muita segurança na hora de dar entrevistas, o tenente tem chamado a atenção

Por Da Redação
30 jan 2019, 19h47

Junto dos muitos bombeiros que estão dedicando seu tempo ao resgate em Brumadinho, o tenente Pedro Aihara estava na primeira aeronave no dia 25. Como porta-voz do Corpo de Bombeiros, o jovem de 25 anos, de Belo Horizonte, tem chamado a atenção por sua maneira precisa de lidar com os fatos.

Sem titubear, o oficial chamado de Japa, especialista em prevenção de desastres pela Universidade de Yamaguchi, no Japão, transmite à imprensa todo o trabalho incansável de seus companheiros. As entrevistas, algumas vezes, duram mais de duas horas e ele já se programou para falar à China.

Ao G1, o tenente disse que, desde o dia da tragédia, ele não teve mais que três ou quatro horas de sono. “Eu não encaro isso daqui como um trabalho e, para mim, não é só um número”, contou.

Leia mais: “Estava em Inhotim quando a barragem rompeu”: médico relata o que viu

Continua após a publicidade

“Quando a gente fala de vidas humanas, se a gente tem uma informação errada, isso daí pode impactar negativamente na vida de uma família de uma maneira muito intensa. Então, em primeiro lugar, eu tenho noção dessa responsabilidade. Em segundo lugar, é uma operação muito difícil, porque são muitas agências envolvidas. São muitos dados que chegam, a gente tem que verificar esses dados, são muitas demandas. As pessoas querem informação. A questão das famílias, da imprensa”, desabafou, em entrevista ao G1.

Aihara entrou para o Corpo de Bombeiros em 2012 e acredita em quatro elementos fundamentais para exercer seu cargo com plenitude: serenidade, tranquilidade, paciência e tolerância.

Em sua carreira, o tenente não participou apenas da operação de Brumadinho. Pedro também prestou socorro nas buscas em Mariana, outro rompimento de barragem, que matou 19 pessoas e destruiu comunidades. A construção era da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton.

Continua após a publicidade

Seu papel, em 2015, no entanto, foi bastante diferente. Na época, ele trabalhou no planejamento das operações na zona quente do desastre.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.