Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça Jon Rose, que viaja o mundo levando água potável para comunidades carentes

Como surfista profissional, ele rodou o mundo em busca de ondas perfeitas. Hoje, viaja com sua fundação, a Waves for Water, para oferecer água potável a quem precisa

Por Luísa Graça (Colaboradora)
Atualizado em 27 out 2016, 18h51 - Publicado em 18 jul 2016, 14h25

No final de 2015, o americano Jon Rose esteve em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, onde acompanhou de perto os estragos causados pelo desastre em Mariana. Veio em nome da Waves for Water, organização que fundou para facilitar o acesso à água potável em comunidades carentes. Mas aquela não era a primeira vez que visitava o país. Rose já havia vindo, anos atrás, em busca das melhores ondas.

Nascido no Colorado, foi na Califórnia que, aos 10 anos, ele se apaixonou pelo surfe: “O mar era minha babá e meu playground”, conta. Aos 17, ele transformou o esporte em profissão e passou a rodar o mundo disputando campeonatos. Em 2009, às vésperas de uma temporada de altas ondas com amigos na Indonésia, teve a ideia de comprar dez filtros para levar a um povoado. Enquanto estava lá, presenciou um terremoto em Padang e acabou prestando auxílio às vítimas da catástrofe. “Tudo começou como uma desculpa para eu voltar a lugares onde gostava de surfar, além do desejo genuíno de ajudar. Mas estar naquele lugar, naquelas circunstâncias, foi como um chamado”, diz ele em entrevista a CLAUDIA.

Divulgação
Divulgação ()

Rose então montou uma equipe para desenvolver uma plataforma de distribuição de filtros práticos, leves e fáceis de instalar (em geral em baldes convencionais) para viajantes que pudessem carregá-los na bagagem. Criou também um programa de construção de poços artesianos e outro para dar assistência humanitária após catástrofes. Sob o lema “Faça o que você ama e, no meio do caminho, ajude”, a Waves for Water já impactou a vida de mais de 8 milhões de pessoas em 27 países, incluindo Brasil, Filipinas, Serra Leoa, Bósnia e Haiti, onde Rose viveu por dois anos logo após o terremoto de 2010. “Lembro de uma haitiana que me agradeceu porque pela primeira vez seu bebê passara um período sem diarreia. É muito gratificante, mas triste ao mesmo tempo. Não fiz quase nada e ainda assim ela disse que mudei a vida da família. Imagine se todo mundo fizesse algum esforço para ajudar. As estatísticas certamente seriam diferentes”, afirma ele, que hoje busca espalhar essa consciência por onde passa. A Waves for Water já ajudou mais de 8 milhões de pessoas em 27 países

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.