Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça a menina que distribui “kits de quimioterapia” para crianças com câncer

Madeline Domian criou o projeto em homenagem à sua tia Kathi que faleceu em setembro de 2015, vítima de câncer no sistema gástrico

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 04h06 - Publicado em 10 mar 2016, 14h38

Nem todas as crianças são capazes de lidar com a perda de alguém muito importante. Muitas vezes,  todo o sofrimento envolvido em tratamentos contra doenças devastadoras como o câncer acaba transparecendo para os pequenos toda a angústia e a tristeza dos efeitos colaterais da quimioterapia. E é pela aguçada sensibilidade infantil que situações com estas podem ativar o gatilho de alguns traumas. Mas nem sempre eles lidam dessa forma, há exceções que nos surpreendem, como é o caso de Madeline Domian, uma garotinha de apenas 10 anos.
Maddie, como prefere ser chamada, recorda-se claramente do quão doente e debilitada sua tia Kathi estava quando ela a visitou no hospital.

Diagnosticada com câncer no sistema gástrico aos 65 anos de idade, Kathi acabou não sobrevivendo e faleceu no primeiro dia de setembro do ano passado. Foi então que a menina resolveu que precisava fazer alguma coisa para que as pessoas não se deprimissem tanto durante o tempo em que estavam submetidas às sessões de quimioterapia e radioterapia. 

Divulgação/Hospital Infantil St. Louis
Divulgação/Hospital Infantil St. Louis ()

O pequeno Darren Stottler recebendo seu “kit de quimioterapia”

Continua após a publicidade

 

Foi então que ela teve a ideia de distribuir um “kit de quimioterapia” com meias, cobertas, lápis de cor, jogos, cremes, balas e chicletes para os pacientes que foram diagnosticados com câncer.  “Eu não acho que ninguém gosta de ficar doente, especialmente crianças. Tudo o que elas querem é brincar e se divertir”, disse Madeline em entrevista ao site TODAY.com.

A iniciativa da garotinha foi tão bem recebida que até mesmo a sua escola em Fenton, no Missouri, que acabou abraçando sua ideia. No dia 15 de janeiro, ela ministrou uma assembleia apresentando seu projeto para todas as turmas, em que explicava a relação com sua querida tia e os motivos que a encorajaram a fazer isso para que todos pudessem ajudá-la. “Nós não tínhamos a menor ideia de que Maddie queria fazer algo tão grandioso. Temos muito orgulho dela,” disse sua mãe Michelle Domian. 

Continua após a publicidade

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal ()

Madeline e sua irmã Maria arrecadando doações para os kits

 

Foi através de um concurso para ver qual série, desde o jardim de infância, até a quinta, era capaz de coletar o maior número de itens para serem embrulhados cuidadosamente por ela e entregues ao maior número de pessoas possível. Madeline e seus amigos conseguiram juntar 50 kits que foram levados ao hospital infantil St. Louis na última semana. 

Kinsey Siadek, de 17 anos, foi uma das pacientes que recebeu o presente. Diagnosticada com osteossarcoma, ela ficou muito feliz em receber o kit. A coberta foi o presente que mais gostou, mas o gel higienizador de mãos é a lembrancinha que mais tem usado: “Sabendo que o cobertor foi feito à mão dá um significado especial para ele,” disse Siadek. “Eu não consigo acreditar que uma menina fez isso tudo por pura bondade.” 

Divulgação/Hospital Infantil St. Louis
Divulgação/Hospital Infantil St. Louis ()

Kinsey Sladek feliz ao abrir seu “kit de quimioterapia” 

 

Quando sua tia foi diagnosticada com câncer, em setembro de 2013, Maddie e sua irmã mais nova começaram a vender biscoitos na tentativa de arrecadarem fundos para a Sociedade Americana do Câncer. Mas depois do seu falecimento, a pequena pensou em fazer algo muito mais grandioso como uma forma de homenagear Kathi. 

Continua após a publicidade

O mutirão da sua escola vai terminar daqui há duas semanas com um torneio de queimada como premiação, mas a garotinha vai continuar criando seus kits com o dinheiro que está conseguindo online. “Eu espero fazer crianças com câncer sorrirem e que elas percebam que outras pessoas se importam e acreditam que elas podem vencer. Eu acredito nelas,” arrematou a pequena-grande Madeline. 

Assista ao vídeo em inglês que mostra Madeline e seus amigos colocando a mão na massa:

 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.