CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

Com ajuda do Google Earth, indiano reencontra a mãe após 23 anos

Saroo Brierley se perdeu quando tinha cinco anos, por isso morou nas ruas e passou por orfanatos até ser adotado. Sua história virou filme

Por Da Redação 7 dez 2016, 15h53

Aos 5 anos de idade, o indiano Saroo Brierley se perdeu de sua família após cochilar em um trem cargueiro e acabar embarcando em uma viagem de quase dois mil quilômetros. Duas décadas depois, ele começou a analisar imagens de satélite do Google Earth a procura da cidadezinha em que morava e tinha apenas vagas lembranças – e conseguiu reencontrar a família. A história do indiano deu origem ao filme Lion – Uma jornada para casa, que tem estreia prevista para fevereiro no Brasil.

Leia também: Casal separado após a guerra se reencontra 70 anos depois

Quando se perdeu, Brierley desembarcou na estação de Howrah, na megacidade indiana de Calcutá. O garoto não sabia voltar para casa ou explicar onde morava, então viveu nas ruas e passou por um orfanato, até que foi adotado por um casal de australianos. Brierley foi levado para a Tasmânia, onde resolveu procurar a sua família de origem quando completou 25 anos. Por três anos, vasculhou as imagens de satélite seguindo todas as estações de trem da Índia, tentando reconhecer a plataforma próxima à cidade em que morava. Ele percorreu dez mil estações de trens por milhares de quilômetros quadrados. Em 2012, achou a estação das suas memórias e pôde reencontrar sua mãe biológica.

Em 2013, o Google lançou um vídeo mostrando a jornada de Saroo Brierley:

 

Assista ao trailer do filme que conta essa história:

 

Continua após a publicidade

Publicidade