Celulares pré-pagos não atualizados serão bloqueados hoje (18)
A medida vale para 17 estados brasileiros, segundo a Anatel
As linhas de celulares pré-pagos que não estiverem com o cadastro atualizado após terem recebido notificação das operadoras serão bloqueadas nesta segunda-feira (18). A medida vale para 17 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável pela medida, isso afetará menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dos estados. O Projeto Cadastro Pré-Pago, criado para a regulamentação dos cadastros e realizado em parceria com as operadoras Algar, Oi, Claro, Tim, Vivo e Sercomtel, já acontecia há alguns meses.
Como atualizar?
Caso sua linha seja bloqueada, para recuperá-la é só fazer a atualização dos dados por meio dos canais de atendimento da sua operadora. Devem ser informados o nome completo, endereço e CPF ou CNPJ. Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet.
A atualização serve para evitar a ocorrência de fraudes (linhas associadas a CPFs errados) e ampliar a segurança dos consumidores.
Projeto Cadastro Pré-Pago
O projeto da Anatel foi dividido em 3 etapas. Nessa primeira etapa, entre abril e agosto, as linhas desatualizadas com código 62, de Goiás, foram bloqueadas. Entre agosto e outubro foi a vez do Distrito Federal e os estados do Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins, além das regiões com código 61 e 64, de Goiás.
No ano que vem, serão iniciadas a segunda e terceira etapas da medida, que incluem um Portal de Consulta de Linhas por CPF e “outras medidas para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips”.
Leia mais: As mulheres que fazem o GP Brasil de Fórmula 1
+ Apresentador do Jornal Nacional vai processar radialista por homofobia