Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cármen Lúcia: “Não cedo diante de pressões pelo fato de ser mulher”

No final de seu período na presidência do STF, a ministra conta como encara o machismo, as críticas, a insônia...

Por Patrícia Zaidan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 ago 2018, 10h00 - Publicado em 4 ago 2018, 10h00

A ministra Cármen Lúcia está chegando ao final de seus dois anos como presidente do Supremo Tribunal Federal. No período, vivenciou momentos como a morte do colega Teori Zavascki, morto em acidente de avião, e a crescente exposição da corte, cada vez mais presente no noticiário e alvo de críticas pelas posições conflituosas entre as duas Turmas.

Em entrevista publicada na edição de CLAUDIA de agosto, a mineira de Montes Claros de 64 anos conta como as preocupações do cargo lhe tiram o sono e provocam variações em seu peso (39 quilos no dia da conversa). Comenta também como se impõe em situações de machismo. “Mantenho a resistência, não cedo diante de pressões pelo fato de eu ser mulher. A sociedade é preconceituosa; o Judiciário, muito mais preconceituoso”, declara.

“Há tribunais com 50 homens e uma só mulher. Não existem juízas competentes?”, questiona ela, que se prepara para as tensões dos próximos meses. “A temperatura vai subir. O período eleitoral é de intensas paixões.”

Questionada se foi feliz no cargo, respondeu: “Não. Feliz é uma palavra muito densa. Ela impõe um estado de espírito, de repouso. Se não tem isso, pelo menos você precisa ter consciência de si mesma, do corpo, da saúde, do bem-estar. O cargo não me deixou desfrutar. Pelo meu temperamento, repito. Outros viveriam de modo diferente. Para mim não deu. Foram dois anos de moto-contínuo. Faço essa análise de forma fria: tinha de ser assim. Um dia, quero ter a capacidade de sentar no fim da tarde com uma amiga e prosear. Sem controle – e ninguém controla a situação deste país – não se pode descuidar. A instabilidade não espera. Além disso, quilombolas, índios e advogados vêm de longe para audiências ou sessões. Não podemos dizer para voltarem na semana seguinte”.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.