Livros de receitas são criticados por capas machistas
Debate começou nas redes sociais após post de músico, que chamou a atenção para fotos destacadas
O machismo se encontra em todos os lugares, e na maioria dos casos, está tão subentendido que mal conseguimos identificá-lo. Mas o músico e vlogger Mike Rugnetta percebeu algo estranho e no lugar mais improvável possível: as capas de livros de receitas.
Em um tuíte, Mike postou uma foto com a seguinte legenda: “essas pobres mulheres…”. A foto é um compilado de capas de livros de receitas com as mesmas características: todos os homens estão “observando” as mulheres na cozinha. Ou massageando, ou auxiliando a mulher a cortar algum alimento.
Mike não foi o único a se incomodar com as capas dos livros, que pareciam ser todos do mesmo padrão: uma mulher precisando de ajuda e um homem para ampará-la. Alguns internautas também mostraram indignação.
Essa internauta comentou: “Se um homem se quer imaginar que eu não sei usar a faca que estou segurando, ele iria entender rapidinho”.
Já esta internauta foi irônica: “Eu sei que não posso cozinhar nada sem meu marido me ajudando com as minhas habilidades na cozinha!”
Essa outra internauta foi irônica: “Oh, é por isso que minhas receitas não dão certo. É porque eu não cozinho com um homem atrás de mim!”.
Em entrevista para o portal Bored Panda, Mike conta como toda essa discussão começou. “Minha esposa sabe cortar pimentões muito bem, e eu estava pensando em comprar uma panela para cozinhar”, brincou, fazendo referência às capas dos livros. “Eu estava procurando na Amazon. (…) Ao longo dos dias, comecei a perceber que os livros de receitas que apareciam tinham algo em comum”, afirma.
A questão a ser debatida é que, ainda nos dias de hoje, muitos publicitários ainda acreditam que a mulher é vista como a única que cuida da casa e das tarefas domésticas. “É compreensível perceber que as pessoas ficam frustradas quando veem sempre uma mulher fazendo o jantar”, disse Mike. “Vários tipos de pessoas podem cozinhar para dois, bem que podiam dar uma diferenciada nessas capas”, conclui.
Leia mais: Anna Muylaert – “O machismo está nas pequenas regras do dia a dia que diminuem a mulher”
+ Xuxa emociona ao cantar para a mãe doente e pedir milagre
+ A promessa que o príncipe William fez para a mãe, Diana