Bebê de 10 meses recebe novo coração em transplante

Menina tinha cardiopatia congênita e estava internada há 3 meses

Uma menina de apenas 10 meses, da cidade de São Carlos (SP), passou por um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) nesta semana. Ela é o bebê mais novo transplantado pela equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (Seccap) do HCM em 17 anos.

A criança, que estava internada na UTI há três meses, tinha cardiopatia congênita e baixa expectativa de vida. O estado de saúde da pequena é estável com evolução positiva, informou o hospital.

Com sete meses a menina apresentou problema cardíaco e desde então fazia acompanhamento na cidade de São Carlos. Após exames e encaminhamento, ela foi internada no HCM há três meses.

A mãe da criança, Karina Silva, recebeu a notícia de um novo coração para a filha em 19 de fevereiro. O doador é da capital.

Segundo o médico que fez o transplante, Ulisses Croti, chefe do Seccap, mais de 20 mil crianças por ano nascem com algum problema cardíaco no Brasil. Destas, nem metade recebe tratamento ou cirurgia adequada por falta de doador e equipes qualificadas.