As multinacionais Unilever e Renault são líderes em igualdade de gênero no Brasil
A boa notícia veio de uma avaliação de políticas de gênero de 137 companhias que se inscreveram na iniciativa proposta pela ONU Mulheres, realizada em solo brasileiro pela Itaipu Binacional, uma instituição exemplar por ser pioneira na adesão de todos os sete princípios fundamentais para a igualdade de gênero no ambiente empresarial, propostos pelo Pacto Global juntamente com as Nações Unidas
Totalizando 50% da presença feminina em cargos altos, a Unilever Brasil dividiu a premiação da marca que mais promoveu a igualdade entre os gêneros nacionalmente com a Renault, reponsável por um aumento considerável de 30% na quantidade de mulheres contratadas durante os últimos três anos. Ambas as multinacionais levaram o ouro na categoria de grande porte da edição deste ano do Prêmio WEPs Brasil (“Women’s Empowerment Principles”), que em livre tradução para o português significa “Empresas Empoderando Mulheres”.
Foi notada uma diminuição da diferença salarial entre mulheres e homens nas marcas nacionais engajadas com a causa, além de um equilíbrio significativo na proporção de funcionários em altos cargos dos dois sexos. Segundo dados apresentados pelas empresas que se candidataram no ano de 2016, 43% das corporações não pagam menos à elas pelo simples fato delas representarem o gênero feminino. Em 84% da diferença salarial corresponde a um valor menor que 10%.
Fabrice Cambolive, presidente da filial brasileira da Renault recebe junto a Ana Paula Camargo, diretora de recursos humanos da multinacional, o troféu ouro em solenidade do Prêmio WEPs 2016
24% das corporações que fazem uso de políticas de equidade contam com figuras femininas realizando funções na alta direção em 30% a 50% das situações. Nós também estamos presentes em 43,81% do quadro de funcionários finalistas. Nos últimos 5 anos, a rede Unilever Brasil conseguiu alcançar a igualdade nos cargos mais importantes. 70% de todo o setor de marketing da companhia é composto por representantes femininas, também pode-se notar um aumento estrondoso das mulheres no setor comercial – de 7% para 35%. As trabalhadoras também dispõem de berçários, onde elas podem deixar seus pequenos enquanto estão desempenhando suas funções, além de uma jornada flexível para que também possam dar atenção aos seus filhos.
O evento também buscou reconhecer organizações de pequeno e médio porte que também se empenharam em promover o empoderamento feminino através de suas ações institucionais. A Home Care Cene Hospitalar, uma companhia de pequeno porte, levou pela segunda vez consecutiva o mais importante troféu. A Renault que anteriormente havia ocupado a posição bronze, galgou largos passos em direção ao ouro. A solenidade ocorreu no dia 29 de março, em Foz do Iguaçu, em que 48 empresas foram premiadas ou reconhecidas de alguma maneira por se comprometerem a cumprir pelo menos um dos sete princípios determinados pela ONU Mulheres.