Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aquecimento global deve ultrapassar meta de 1,5ºC em 3 anos

2023 foi o ano mais quente da história, mas deve ser superado em breve

Por Da Redação
6 jun 2024, 17h00

O aquecimento global nos próximos anos tem 80% de chances de ultrapassar a marca estabelecida por cientistas de aumento de 1,5ºC na temperatura média em pelo menos um dos próximos cinco anos. O alerta aparece no relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), publicado na quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente.

As constatações não são animadoras: maio foi o 11º mês consecutivo, desde julho do ano passado, em que a média global de temperaturas foi igual ou superior a 1,5°C. A OMM aponta que existe 47% de possibilidade de que todos os anos entre 2024 e 2028 excedam os 1,5°C de aquecimento – meta estabelecida no Acordo de Paris, em 2015.

Até 2028, pelo menos um dos próximos anos tem 86% de chances de registrar um novo recorde de calor, superando 2023, atualmente considerado o mais quente da história.

A tendência até lá é que a temperatura média anual fique de 1,1°C a 1,9°C mais alta do que no período pré-industrial (1850-1900) – considerado o padrão de referência antes das mudanças climáticas. Nos últimos 12 meses (junho de 2023 a maio de 2024), a elevação foi de 1,63°C, a mais alta já registrada.

fábrica poluente
Aquecimento global afeta principalmente quem vive em áreas vulneráveis. (Pixabay/Pexels)

Estamos brincando de roleta russa com o nosso planeta. Estamos quebrando recordes de temperatura global e colhendo a tempestade. É hora de agir. Agora é o momento de mobilizar, agir e entregar resultados”, afirmou em discurso o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Continua após a publicidade

Ao assinarem o Acordo de Paris, em 2015, os países se comprometeram a manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C, fazendo esforços para que fique em até 1,5°C até o fim do século.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.